Geral

UFAL ganha Prêmio Alimentação em Foco 2018

Por Assessoria 07/08/2018 17h05
UFAL ganha Prêmio Alimentação em Foco 2018
Foto: Assessoria

O Prêmio Alimentação em Foco da Fundação Cargill escolheu os grandes vencedores da terceira edição. Entre os dias 18 e 20 de julho, durante o Evento Nacional Enactus Brasil 2018, os jurados da instituição assistiram à apresentação de resultados dos 15 times selecionados e decidiram premiar os projetos da Fundação Universidade Estadual Vale do Acaraú e Universidade Federal de Alagoas com primeiro e segundo lugar, respectivamente. Os times dessas instituições receberão R$ 7 mil e R$ 5 mil, de acordo com a colocação, para darem continuidade às iniciativas.

"Ao longo do ano, a equipe da Fundação Cargill e funcionários voluntários acompanharam os projetos selecionados e todos apresentaram excelentes resultados, mas este dois comprovaram inovação e transformação nas comunidades em que atuam. As inciativas englobam agricultura familiar, combate ao desperdício de alimentos e a educação alimentar. Essas áreas de atuação estão alinhadas ao propósito da Fundação Cargill", resume Solange Ferreira, diretora financeira Cargill e da Fundação Cargill.

Durante o evento, a Fundação Cargill foi nomeada como a empresa que representou a paixão pelo programa ao longo do ciclo 2017-2018. "Segundo a organização, paixão é o sentimento essencial para desenvolver um trabalho de valor e entregar resultados que possibilitam a mudança. Esse sentimento definitivamente está em tudo que fazemos em prol da alimentação saudável, segura, sustentável e acessível. Somente com o Prêmio Alimentação em Foco, já beneficiamos 6.500 pessoas", afirma Yuri Feres, Presidente da Fundação Cargill no Brasil.

SerTão Sustentável - Fundação Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA Sobral)

O projeto SerTão Sustentável tem como objetivo promover ações delineadas nas boas práticas de produção de alimentos, uso correto e seguro de defensivos agrícolas, manejo correto do solo, consumo alimentar consciente, empreendedorismo social, empoderamento comunitário, inclusão social, desenvolvimento econômico, desenvolvimento tecnológico, preservação ambiental e atividades de lazer. O time responsável realizou proporcionou doze cursos de capacitação e implantou na comunidade um sistema econômico de acondicionamento de lixo que comporta mais de uma tonelada, o que diminuiu drasticamente os resíduos acumulado nas ruas. Outra criação foi a "Bodega Sustentável", uma barraca itinerante que comercializa produtos confeccionados a partir dos alimentos que antes seriam desperdiçados. Estes artigos agora são vendidos em feiras de agroecologia, formando uma rede de clientes em Sobral e região. Outra ação foi o desenvolvimento de uma tecnologia que dispensa o uso de eletricidade na irrigação por meio de energia solar; e a cooperativa "Polpas União", que une as associações da região em uma mini fábrica de polpas.

AMITIS – Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

O foco do time da UFAL foi a implantação de hortas hidropônicas inteligentes no cenário urbano de Alagoas, desenvolvidas em três vertentes: hortas comunitárias, escolares e módulos domiciliares. Buscando a sustentabilidade em todas as etapas do projeto, o Amitis promove a melhoria nutricional de comunidades e novas oportunidades de geração de renda. Para o projeto, foi usado o sistema desenvolvido pelo Eng. Mário Calheiros, composto por uma base suspensa de pallets em que garrafas PET viram canaletas para o cultivo. A técnica permite uma redução em consumo de água de até 90% e implantação em comunidades vulneráveis com áreas degradadas e solos inférteis.

Sobre a Fundação Cargill

Há 45 anos, a Fundação Cargill tem sido um agente transformador nas comunidades e causas em que atua. Seu foco de atuação está voltado à promoção da alimentação saudável, segura, sustentável e acessível, com iniciativas que vão desde o campo até o consumidor final. Em 2017, a Fundação Cargill desenvolveu e apoiou 45 projetos em 61 municípios, além de fomentar o trabalho de 51 comitês de voluntariado corporativo. Com a ajuda de 852 voluntários, a instituição beneficiou 51.554 pessoas. Mais informações: http://alimentacaoemfoco.org.br/e facebook.com/fundacaocargill.

Sobre a Cargill

Os 155 mil funcionários em 70 países trabalham para atingir o propósito de nutrir o mundo de maneira segura, responsável e sustentável. Todos os dias, conectamos agricultores com mercados, clientes com ingredientes e pessoas e animais com os alimentos que precisam para prosperar. Unimos 153 anos de experiência com novas tecnologias e insights para sermos um parceiro confiável aos clientes dos setores de alimentos, agricultura, financeiro e industrial em mais de 125 países. Lado a lado, estamos construindo um futuro mais forte e sustentável para a agricultura. No Brasil desde 1965, somos uma das maiores indústrias de alimentos do País. Com sede em São Paulo (SP), estamos presentes em 17 Estados brasileiros por meio de unidades industriais e escritórios em 160 municípios e mais de 10 mil funcionários. Para mais informações, visite www.cargill.com e a central de notícias.

Sobre a Enactus

Organização internacional sem fins lucrativos que fomenta o empreendedorismo social dentro das universidades. Está presente em 36 países e em mais de 1700 instituições de ensino. No Brasil, atua desde 1998 e tem times espalhados em 100 universidades com projetos que causam impacto positivo na vida dos mais necessitados por meio de ações empreendedoras. Espera agregar o aprendizado na sala de aula e a criatividade dos jovens para colaborar com um mundo mais justo e sustentável. No Brasil, a Enactus já impactou mais de 10.000 pessoas diretamente pelos projetos, em 2016. Mais de 2.500 estudantes e 150 professores contribuíram para melhorar o ambiente por meio do empreendedorismo social. Enactus não é proposta de projetos, Enactus são projetos executados, é parceria e colaboração.