Geral

Maceió: eventos devem gerar impacto de R$ 59 milhões em 2018


Fonte: Ascom Semtur

10/08/2018 16h04

Maceió tem se consolidado como destino de negócios e grandes eventos nacionais e internacionais. Prova disso é que o segmento, principal responsável pelo aumento do fluxo turístico no período de baixa temporada, deve gerar um impacto econômico para o município em torno de R$ 59 milhões até o fim deste ano. A informação é do Maceió Convention & Visitors Bureau (MC&VB), fundação parceira da Prefeitura de Maceió, por meio de convênio com a Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), que atua em ações estratégicas para o desenvolvimento do turismo por meio da captação de eventos profissionais.

O calendário atualizado do MC&VB para 2018 conta com 43 eventos, nove a mais do que o ano anterior, o que corresponde a uma expectativa de público de mais de 48,5 mil pessoas. Até o fim do mês de junho, Maceió sediou 21 eventos, que reuniram mais de 25 mil participantes. O segmento segue com a captação de congressos, seminários, encontros, competições e conferências e uma agenda que se estende até 2022.

A maioria dos eventos do calendário deste ano, segundo informou a entidade, foi ou será realizada pela primeira vez na capital alagoana – a exemplo da Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que aconteceu na Universidade Federal de Alagoas (Ufal) no mês passado, com mais de 15 mil participantes, e do XXIII Congresso Brasileiro de Magistrado, realizado em maio no Centro de Convenções, com um público de mil pessoas.

De acordo com o secretário Municipal de Turismo, Jair Galvão, o trabalho desenvolvido pelo Maceió Convention junto aos diversos setores da sociedade é estratégico para promover o destino e o tornar ainda mais competitivo. “Esse segmento, que vem trazendo um grande fluxo turístico principalmente no período de baixa temporada, contribui para a estabilidade na ocupação hoteleira e da economia, já que o perfil do turista de negócios e eventos gasta até quatro vezes mais do que o de lazer tradicional. Além disso, receber esse público é uma grande oportunidade de divulgação dos nossos atrativos turísticos, que despertam no visitante a vontade de voltar à cidade”, explicou o gestor.

Eventos previstos para agosto

Este mês, a capital alagoana recebeu pelo segundo ano consecutivo o maior circuito de triathlon do mundo, o IronMan 70.3, captado pela Prefeitura e realizado na Praia de Pajuçara com mais de 1500 atletas. Ao todo, o evento trouxe mais de cinco mil visitantes para a cidade e já deixa um legado –  a organização da prova, em parceria com o Município, vai reativar o Espaço Álvaro Vasconcelos para o treinamento dos triatletas.

A competição, que voltará a Maceió no próximo ano, foi o primeiro dos cinco grandes eventos que devem acontecer ainda este mês. Segundo a dados do MC&VB, agosto deve fechar com um total de 6.100 congressistas em 10 dias de programações. “O número é expressivo porque reflete diretamente na economia local, por meio da geração de emprego e renda nos mais diversos setores da cadeia do turismo. Este mês esperamos a realização de grandes eventos que, juntos, devem gerar um impacto econômico de 7 milhões”, revela a diretora executiva do Maceió Convention, Danielle Novis.

Além do IronMan, Seminário Internacional de Educação Empreendedora, VII Jornada Alagoana de Alergia e Imunologia Clínica, 75° Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (SOEA) e o XIII Congresso Norte Nordeste de Ortopedia e Traumatologia estão entre os eventos de grande porte previstos para este mês. Logo depois, no início de setembro, o destaque é o Congresso Brasileiro de Oftalmologia, que traz mais de cinco mil pessoas para a capital alagoana.

Captações recentes

Os calendários do MC&VB contam com eventos captados e apoiados pela entidade, que assinou convênio com a Semtur para a promoção do destino frente ao segmento. A fundação realiza um trabalho contínuo de pesquisas, sensibilizações e articulações com as sociedades locais e regionais para alavancar ainda mais o turismo de negócios e eventos na cidade.

Entre as mais recentes captações do Maceió Convention este ano, estão o Congresso Brasileiro de Anatomia, que será realizado em 2022 para mil pessoas; Congresso Brasileiro de Anclivepa, para 2020, com um público de 3.500 participantes; e o Congresso Brasileiro de Nutrição, também no calendário de 2022, com uma estimativa de 3.500 inscritos.

Rui Palmeira participou da abertura do 70º Reunião Anual da SBPC, evento que reuniu 15 mil pessoas / Foto: Pei Fon/ Secom Maceió
Foto: Pei Fon/ Secom Maceió


Compartilhe