Geral

Técnico da Defesa Civil será capacitado no Japão

Por Ascom Semds 16/08/2018 17h05
Técnico da Defesa Civil será capacitado no Japão
Foto: Marco Antônio/ Secom Maceió

As ações da Defesa Civil de Maceió em relação à prevenção de desastres naturais devem ser reforçadas do ponto de vista estratégico. É que, a partir da próxima semana, um técnico do órgão da Prefeitura participa no Japão de uma importante capacitação a convite do Governo Federal, por meio do Ministério da Integração Nacional. Coordenador Geral de Ações e Contingência da Defesa Civil, Arthur Rodas representará a capital alagoana na comitiva brasileira composta por oito pessoas, que embarcam amanhã (17) rumo ao país asiático.

A capacitação faz parte do Projeto Gestão do Risco de Desastres e Programa de Resposta (Gides), que vem sendo executado desde 2013 de forma pioneira por meio de um acordo de cooperação técnica internacional firmado entre os governos brasileiro e japonês. Segundo explica Rodas, o convite foi feito à Defesa Civil de Maceió em decorrência do trabalho realizado na cidade em relação a desastres naturais, como as ações da quadra chuvosa de 2017 e a situação do bairro Pinheiro, onde surgiram fissuras ainda sem causa conhecida.

“O curso terá duração de um mês, período em que deveremos discutir a problemática de Maceió. Será feita uma apresentação detalhada sobre a situação da cidade e os técnicos japoneses poderão fazer análises com a sugestão de medidas e metodologias viáveis à capital para execução com o suporte do governo brasileiro. Em linhas gerais, o Gides vai contribuir com a elaboração de políticas públicas para a prevenção de desastres, isso por meio da capacitação dos técnicos brasileiros com base na expertise dos japoneses. Será uma troca de experiências valiosa que deve trazer contribuições ao nosso trabalho”, disse Rodas.

Além da apresentação do diagnóstico de Maceió em relação aos desastres naturais, a programação da capacitação prevê a realização de simulados, palestras e vivências. Também integram a comitiva brasileira dois representantes da Defesa Civil de Pernambuco e do Paraná, três técnicos da Defesa Civil Nacional, um técnico do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e um do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). A capacitação tem início na segunda-feira (20) e segue até o dia 15 de setembro.

Gides

O Projeto Gides teve início como uma estratégia nacional para a melhoria da gestão de riscos e desastres no país. Em 2013, o Governo do Brasil propôs um acordo de cooperação internacional com Governo do Japão, detentor de vasta experiência e conhecimento em prevenção de desastres, e o acordo foi firmado por intermédio da Agência Brasileira de Cooperação, que integra o Ministério das Relações Exteriores, e da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica).

Desde que foi implantado, o projeto busca fortalecer a capacidade de avaliação de riscos em desastres de movimentos de massa incluindo a identificação de perigos, análise de vulnerabilidade e mapeamento; reforçar a capacidade de planejamento e implementação de medidas de redução de riscos em áreas suscetíveis aos desastres de movimento de massa; aprimorar o protocolo de alerta antecipado, a divulgação das informações de risco e o método de revisão dos dados de desastres; e aprimorar o sistema de monitoramento e prevenção para a mitigação de desastres de movimentos de massa.

A execução do projeto no âmbito nacional se dá conjuntamente pelo Ministério das Cidades,  Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – por meio do Cemaden, pelo Ministério da Integração – com a Defesa Civil Nacional, e pelo Ministério de Minas e Energias, através do Serviço Geológico Brasileiro. O Gides conta com a cooperação de especialistas japoneses do Ministério da Terra, Transporte, Infraestrutura e Turismo (MLIT), da Agência de Meteorologia do Japão e de outros órgãos de expertise na área, por meio da JICA.