Geral

Prefeitura lança campanha Maceió Rosa 2018

Por Assessoria 01/10/2018 14h02
Prefeitura lança campanha Maceió Rosa 2018

O prefeito Rui Palmeira e a primeira-dama Tatiana Palmeira lançaram, nesta segunda-feira (1º), a campanha Maceió Rosa 2018 durante um café da manhã, no Maceió Shopping. A Prefeitura de Maceió vai promover ações durante o mês de outubro em diferentes locais da cidade para conscientizar e alertar as mulheres sobre a prevenção do câncer de mama. A iniciativa é em parceria com a Rede Feminina de Combate ao Câncer, o Grupo de Mama Renascer e a Casa Rosa.

“É muito importante a campanha de conscientização para que a mulher faça o autoexame e, se for identificada alguma anormalidade, procure o tratamento o mais rápido possível. Ninguém melhor do que a própria mulher para conhecer o corpo. Serão várias ações nas unidades de saúde e também eventos, como Corrida Rosa, Bazar Solidário e toda a receita será revertida para instituições que prestam belíssimos trabalhos”, disse o prefeito Rui Palmeira.

Criado em 2014, o Maceió Rosa, que faz alusão à campanha internacional Outubro Rosa, é um conjunto de atividades de mobilização para a prevenção, diagnóstico precoce e tratamento do câncer de mama. Este ano, a campanha tem como slogan “Cuidado feito à mão”, que remete ao autoexame das mamas, o autocuidado preventivo que pode detectar nódulos nas mamas.

A ação é coordenada pela primeira-dama de Maceió, Tatiana Palmeira. “A gente não só se veste de rosa, mas toda sociedade se preocupa com o combate ao câncer de mama. Insistimos em dizer que a prevenção é o melhor remédio para o câncer, porque a detecção precoce proporciona uma chance de 95% de cura. Teremos uma campanha contínua nos postos de saúde para que as pessoas tenham mais acesso aos exames preventivos”, explicou.

A assessora especial de Políticas Sociais, Adriana Toledo, lembrou que a campanha não apenas visa alertar, mas fazer com que as pessoas falem mais sobre assunto, o que também facilita na prevenção e tratamento: “A gente sabe que existe um tabu e o medo de falar em câncer, mas é preciso lembrar que quanto mais cedo a gente se toca e, caso sinta algo diferente, mas sucesso terá. Pra conscientizar, vamos ter uma série de atividades nos Cras, durante todo o mês, mobilizando a comunidade e explicando o tema”. Ela também lembrou que as mulheres residentes em Maceió, entre 50 e 69 anos, terão acesso ao encaminhamento para o exame da mamografia nos postos de saúde.

Além dos serviços de saúde e ações de prevenção e conscientização, a venda de camisas com a marca da campanha auxilia no suporte das instituições que trabalham no apoio às pacientes. A marca da campanha é uma doação da Prefeitura de Maceió e toda a renda obtida com a venda das camisas é destinada às ONGs Grupo de Mama Renascer, Rede Feminina de Combate ao Câncer e Casa Rosa. Este ano, o Maceió Rosa também conta com o apoio do Maceió Shopping e do Parque Shopping, onde estão instalados os pontos de venda das camisas.

Instituições

Naydja Reis é presidente do Grupo Renascer e destacou que a campanha é uma iniciativa que reforça a divulgação do cuidado com a saúde da mulher. “É uma imensa alegria e honra estarmos na quarta edição em parceria com a Prefeitura. A gente vem percebendo que muitas mulheres têm aderido à campanha e também mais pessoas se unem às instituições como voluntárias para ajuda nessa luta”, falou.

Já a presidente da Casa Rosa, Mirtha Nunes, enfatizou a conscientização contínua. “A gente já tem um trabalho e a campanha em outubro chega para reforçar, então não tem como esquecer. A causa é bem apreciada pela população em geral. É importante dizer que nos outros meses é preciso também que as mulheres estejam com exames em dia”, recomendou.

A Rede Feminina de Combate ao Câncer também esteve no lançamento e avalia que é neste período em que há maior procura por exames. “Percebemos que no mês de outubro é quando há maior procura por mamografia, ou seja, as pessoas ficam mais atentas e as mulheres se examinam mais”, pontuou a representante Maria Helena Russo. Ela também falou que a compra da camisa da campanha é uma forma de ajudar a ONG: “Sabemos que todas essas instituições passam por dificuldades, nós, especificamente, precisamos manter a casa de apoio com 40 pacientes, então fica o convite para que os maceioenses comprem a camisa que tem um valor simbólico”.

A Campanha

O Maceió Rosa faz parte da campanha internacional Outubro Rosa e promove atividades de conscientização para a luta contra a doença que, no Brasil, só em 2018, registrou quase 60 mil novos casos, com mais de 14 mil mortes, segundo estimativa do Instituto Nacional de Câncer (Inca). A programação completa está no site da Prefeitura: http://www.maceio.al.gov.br/maceiorosa/.