Geral

Esporte promove interação entre Guarda Municipal e população

Por Assessoria 01/10/2018 14h02
Esporte promove interação entre Guarda Municipal e população

A Guarda Municipal de Maceió desenvolve projetos esportivos gratuitos e abertos ao público. Resultado da dedicação de seus idealizadores, instrutores e praticantes, os projetos Cândido Clube de Judô, Guardas Nadadores, Vôlei na Guarda e Treino Funcional na orla de Pajuçara promovem a prática de atividade física e a integração entre a corporação e a sociedade.

O Cândido Clube de Judô é um projeto social que, desde o ano de 2010, une crianças, jovens e adultos na prática do judô. Gerou mais de 20 campeões brasileiros, além dos campeões Norte-Nordeste. As aulas são ministradas gratuitamente na sede da Guarda Municipal, sempre durante as noites de segundas, quartas e sextas-feiras. Atualmente, são 103 integrantes, entre instrutores e alunos das mais variadas faixas etárias.

Em 2015 foi criado o projeto Guardas Nadadores, com o objetivo inicial de preparar guardas municipais para as competições. Já no ano seguinte, em 2016, a Guarda Municipal conquistou pódio nas diversas categorias de todas as competições de triathlon das quais participou. O guarda municipal Antônio Fonseca é instrutor e conta que a atividade, que inicialmente tinha quatro integrantes, hoje tem mais de 40, entre guardas municipais, marinheiros e população. Os treinos acontecem na praia de Pajuçara, das 7h às 10h de terças e quintas-feiras – para iniciantes – e aos sábados para os experientes. Também aos sábados há aulas de iniciação ao vôlei.

Promover o bem-estar dos agentes e da população, por meio da prática regular de exercícios, é o principal objetivo do treino funcional. As aulas acontecem às terças, quintas e sábados, das 7h às 9h, na orla de Pajuçara, com a presença dos professores para auxiliar durante todo o percurso.

Para o secretário municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social, coronel Ivon Berto, os projetos promovem integração entre a corporação e a comunidade, com foco na disciplina, saúde e respeito. “O esporte tem o poder de transformar vidas e é fundamental para a atuação de nossos guardas porque está ligado à qualidade de vida, por isso, é importante dar todo o apoio e incentivo”, destaca.

Atletas

Alguns agentes têm uma trajetória individual dedicada à prática esportiva e com bons resultados em competições locais, nacionais e até internacionais.  O guarda municipal Irã Cândido Teles da Silva é faixa preta Quinto DAM de Judô. Um destaque de seu currículo é a criação do Instituto Cândido Teles, além de ter sido técnico das seleções alagoana e brasileira de judô. Também foi Destaque do Judô no Prêmio Melhores do Ano 2017, promovido pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU).

Entre as conquistas do GM Valdir Menezes estão o 2º e 3º lugares no triathlon alagoano e um vice-campeonato no trekking pela liga alagoana. Além de participações em maratona nos Estados Unidos e Portugal, meia maratona em Buenos Aires e o Iron Man 70.3 em Maceió. “Comecei a praticar esportes há 10 anos, era sedentário e estava acima do peso. Hoje mudou tudo – saúde, bem-estar, autoestima. Estou muito bem”, afirma.

Especialista em provas de velocidade, a inspetora Simone Lima tem participado de competições no Brasil e no exterior, conquistando várias medalhas. Em torneios nacionais de segurança pública, são três ouros e cinco pratas. Nos mundiais, foram três medalhas de prata em Nova Iorque, nos Estados Unidos; uma de ouro, uma de prata e uma de bronze em Belfast, na Irlanda do Norte; uma de ouro e três de prata em Los Angeles, nos Estados Unidos. “Quem trabalha na área de segurança sabe que tem que estar preparado e condicionado para as ações. Então a prática de esportes é benéfica à saúde e ajuda na interação e integração entre as pessoas”, ensina.

O esporte mudou totalmente o estilo de vida do guarda J. Alves. “Os cuidados com alimentação e saúde contagiaram minha família”, revela. Ele iniciou com a corrida de rua há dez anos e hoje participa de maratona e triathlon, tendo conquistado o 1º lugar na Ultramaratona de 42km Reserva do Pratagy, o 1º lugar na Corrida do Servidor Público Municipal e o 2º lugar na III Corrida Maceió Rosa.

Entre as modalidades praticadas pelo GM Alex Praxedes estão a participação em maratonas, triathlon e corrida de rua. “Na minha vida, o esporte sempre esteve presente e participo desde a época dos jogos estudantis”, afirma. Foi o 1º colocado na maratona de Montanha (42km) em Sergipe;  1° colocado na faixa etária e 2° geral no Estado de Alagoas (15km). Faltando duas etapas no circuito trekking, sua equipe está em 2º lugar e se prepara para a próxima etapa, a ser realizada no Rio Grande do Norte.