Geral

Município promove abertura da campanha contra sífilis

Por Assessoria 01/10/2018 16h04
Município promove abertura da campanha contra sífilis

A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou no sábado (29), no terminal de ônibus do Benedito Bentes I, a abertura da campanha anual de combate à sífilis. Neste ano, a mobilização traz o tema “Sífilis, não! Teste, trate e cure” e tem o objetivo de reduzir o número de incidências da doença na capital. Ações serão realizadas durante todo o mês de outubro em diversos pontos da cidade.

Na mobilização, foram realizadas palestras de conscientização, distribuição de material educativo e preservativos masculinos e femininos, além de testes rápidos de sífilis, HIV, Hepatite B e C, fundamentais para o diagnóstico precoce das doenças.

Segundo Tereza Carvalho, gerente do Programa de Combate a IST/Aids e HIV da SMS, as ações desse período têm como público-alvo os trabalhadores do SUS, principalmente médicos e enfermeiros. “ Também teremos ações nos nossos Centros de Testagem e Aconselhamento, onde iremos trabalhar com os grupos-chave, como jovens, comunidade LGBTQI+, usuários de álcool e outras drogas e trabalhadores do sexo, um público mais expostos a esse tipo de infecção”, explicou.

As atividades seguem no dia 04 de outubro com o Seminário “Sífilis, não! Teste, trate e cure”, que ocorre no auditório da Uninassau, no Farol, das 8h às 16h30. Já no dia 11 de outubro, a SMS disponibiliza um CTA itinerante no Calçadão do Comércio, das 13h30 às 16h30 e no dia 20 de outubro, ocorre o Dia D da campanha na Orla Lagunar. A atividade se concentrará nas imediações do Caic Virgem dos Pobres, das 8h às 16h.

Sífilis

Causada pela bactéria Treponema pallidum, a sífilis pode ser transmitida por meio de relações sexuais sem preservativos, transfusão de sangue contaminado e da mãe para o bebê durante a gestação e o parto. O período de infecção é de sete dias. A doença pode se manifestar de forma temporária, em três estágios.

Os principais sintomas ocorrem nas duas primeiras fases, período em que é mais contagiosa. O terceiro estágio pode não apresentar sintoma e, por isso, dá a falsa impressão de cura. O uso da camisinha em todas as relações sexuais e o correto acompanhamento durante a gravidez são meios simples, confiáveis e baratos de prevenção.