Geral

Transporte: cidadãos podem fazer denúncias pelo 118

Por Assessoria 04/10/2018 17h05
Transporte: cidadãos podem fazer denúncias pelo 118

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) presta diversos serviços de atendimento à população de Maceió. Um deles é o Disque SMTT, um canal exclusivo para receber demandas por telefone, com o compromisso de sanar dúvidas ou denúncias apresentadas pelos cidadãos. Com o horário de atendimento de segunda à sexta-feira, das 7h às 19h, o maceioense pode contatar o número 118 para relatar qualquer situação vivenciada nos ônibus do Sistema de Mobilidade de Maceió (SIMM).

Ao ligar para o Disque SMTT, o cidadão deve informar o nome completo, CPF, telefone e e-mail para contatos futuros. Logo após este procedimento, será gerado um número de protocolo pelo qual o usuário poderá acompanhar o andamento do processo sempre que quiser.

“É muito importante que o usuário informe todos os dados, pois assim a SMTT conseguirá respondê-lo com mais agilidade, além de ser uma forma dele conseguir comprovar que abriu um processo no órgão”, explica a atendente Regina Araújo.

As situações mais recorrentes, no que diz respeito ao transporte público, são a má conduta do motorista, atrasos de viagem e a ‘queima’ de parada, quando o condutor deixa de parar em algum ponto de ônibus. Neste caso, além de informar seus dados pessoais, é preciso que o cidadão se atente no número de série do veículo, que está localizada nas laterais, a linha do ônibus e o horário do ocorrido. Sem esses dados, não será possível fazer a reclamação.

Além disso, também é possível fazer denúncias sobre estacionamento irregular e carros abandonados em passeios públicos. Nestes casos, os maceioenses devem informar o nome da rua e ponto de referência da ocorrência quando ligarem para o número 118.

De janeiro a setembro deste ano, a equipe do Disque SMTT registrou 1.590 reclamações sobre o trânsito e o transporte da capital. Isto significa que os maceioenses estão cada vez mais informados e a Superintendência, como órgão fiscalizador, continuará se empenhando para garantir a segurança viária de todos.