Geral

Maceió Rosa: roda de conversa fala sobre alimentação preventiva

Por Assessoria 08/10/2018 16h04
Maceió Rosa: roda de conversa fala sobre alimentação preventiva

Iniciada em 1º de outubro, a campanha Maceió Rosa tem realizado ações de prevenção ao câncer de mama e de colo do útero nos equipamentos sociais da capital. Na manhã desta segunda-feira (08), uma roda de conversa tirou dúvidas sobre alimentação preventiva das usuárias da Unidade de Saúde Carla Nogueira, no Conjunto Selma Bandeira, no Benedito Bentes.

A ação teve a participação de duas experientes nutricionistas que mostraram as possibilidades de uma alimentação saudável a baixo custo. “Nossa pretensão era explicar para essas mulheres que elas podem se alimentar melhor, de maneira mais equilibrada. O nosso papel aqui foi mostrar que fazer isso é muito mais barato do que elas imaginam. Às vezes, as pessoas pensam que a alimentação preventiva é para quem pode, e não é. Isso, na verdade, é um direito igual e as pessoas podem se alimentar de forma mais saudável e equilibrada, com o preço bem em conta. Basta ir à xepa, por exemplo, e comprar tudo o que está na promoção, pois lá tem muitos alimentos que são anticâncer, que fortalecem nossa imunidade, nosso o corpo e evitam que a doença se instale”, disse Moema Ferro.

Para Maria Eduarda di Cavalcanti, a proposta era a de reforçar a prevenção. “Nessa roda de conversa com as mulheres da comunidade, que são assistidas no Selma Bandeira, conversamos sobre alimentação como fator de prevenção do câncer de mama. Falamos um pouco sobre os alimentos que devemos evitar em razão dos fatores que levam ao câncer, o que pode e o que não podemos modificar, mas com um foco maior nas dúvidas que elas têm em relação aos alimentos, a importância das frutas e verduras, na diminuição do consumo de produtos industrializados, que sabemos que está bem alta. Tratamos sobre isso de forma bem dinâmica”, disse a nutricionista.

Para a primeira-dama de Maceió, Tatiana Palmeira, que é a coordenadora da campanha Maceió Rosa, ações simples, como mudanças nos hábitos alimentares, podem fazer a diferença para defesa e combate do câncer de mama. “Mudanças sempre são difíceis, principalmente quando mexem com o nosso dia a dia. Mas essa roda de conversa serviu para que as nutricionistas mostrassem que é possível mudar o cardápio de forma simples e barata. Ingerir mais alimentos naturais, com poucos, ou nenhum conservantes, fortalece o organismo e evita que doenças como o câncer se instalem ou venham com mais força”, disse.

Alimentos benéficos

Entre os alimentos mais importantes no processo de prevenção ao câncer estão os crucíferos, como brócolis, couve-flor e o repolho, os peixes, por causa do Omega 3, e as frutas em geral, produtos ricos em antioxidantes que ajudam no processo de combate e prevenção.

Santina Francisca de Albuquerque já perdeu dois parentes para o câncer e sabe o valor de uma boa alimentação na luta para evitar e combater a doença. “O mais importante é cuidar da saúde, andar, fazer caminhadas, e se alimentar bem. Não comer coisas que prejudicam nossa saúde. Eu não tenho câncer, mas fiz uma cirurgia no coração, então procuro comer bem, como arroz e carne grelhada. Aprendi isso com minha tia, quando ela estava doente. Ela só comia frango e peixe grelhados, nada de carne bovina. Meu avô e minha tia faleceram por causa do câncer. Quando descobriram, a doença já estava num estado muito avançado. Temos que evitar o antes ou, quando descobrirmos a doença, pode ser tarde demais”, garantiu a dona de casa.

Para Maria Gorete da Silva, moradora do Selma Bandeira, é muito importante falar como combater essa doença silenciosa. “No dia a dia, temos que comer muitas frutas, deixar de comer tanta coxinha, batata frita, sanduíche. Arroz e feijão, que tem bastante ferro, frutas como a melancia e a banana, que tem muito cálcio. Tenho muito cuidado com alimentos orgânicos. É importante escolher os que cultivamos da terra. Uma galinha de capoeira, por exemplo, é mais indicada do que as galinhas que comemos hoje em dia, que sai de um pintinho e, num instante, cresce. Achei essa reunião muito valorosa. Já sabia muita coisa, mas agora aprendi muito mais”, afirmou.

Maceió Rosa

Criada em 2014, a Campanha Maceió Rosa ganhou nova edição nesse 1º de outubro. Durante todo o mês, serão realizadas ações em diferentes locais da cidade para conscientizar e alertar as mulheres sobre a prevenção do câncer de mama. As unidades de saúde do Município também estarão mobilizadas para este atendimento de mulheres de 50 a 69 anos, faixa etária de rastreamento preconizada pelo Ministério da Saúde.