Geral

Mulheres da região lagunar recebem ações do Maceió Rosa

Por Assessoria 16/10/2018 17h05
Mulheres da região lagunar recebem ações do Maceió Rosa

O Maceió Rosa, campanha de combate e prevenção ao câncer de mama promovida pela Prefeitura de Maceió, e coordenada pela primeira-dama Tatiana Palmeira, segue com o cronograma de atividades em diversos pontos da cidade. Na manhã desta terça-feira (16), as equipes das secretarias envolvidas levaram ações de saúde, embelezamento, e orientação sobre o mercado de trabalho para as mulheres atendidas no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Área Lagunar, no bairro de Ponta Grossa.

A primeira-dama Tatiana Palmeira fez uma avaliação dos 15 primeiros dias da campanha. Segundo ela, a meta é atingir 5 mil mamografias até o fim de outubro. “Ainda estamos no meio do mês, mas já conseguimos ver que foi uma decisão muito bacana trazer os serviços do Maceió Rosa para dentro dos Cras. Isso porque conseguimos alcançar um número grande de mulheres. Aqui trouxemos ações de saúde, de cidadania, cadastro para vagas de empregos. São todos serviços já oferecidos pelo Município reunidos em um só lugar. O câncer tem cura e a prevenção é a melhor arma que as mulheres podem ter”, ressaltou.

A animação ficou por conta drag queen Paty Maionese foi, artista e performer famosa que está engajada na campanha Maceió Rosa desde sua primeira edição.

A ação, coordenada pelas secretarias municipais de Assistência Social (Semas) e de Saúde (SMS), contou com a participação da Secretaria Municipal de Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes), que fez o cadastro de currículos no sistema do Ministério do Trabalho (MT), o agendamento para a emissão de carteira de trabalho e embelezamento. Além das orientações, também foram realizadas aferições de pressão arterial, aulas de meditação e exercícios físicos.

Para a assessora especial de Políticas Sociais da Prefeitura de Maceió, Adriana Toledo, o sucesso da campanha é o resultado da união de forças. “ Já atingimos um público imenso. Muitas secretarias estão aqui conosco nesse diálogo com as mulheres. Fazer saúde é trazer esporte, boa alimentação e assistência”, avaliou.

Bia Calado, coordenadora do Cras Área Lagunar, detalhou as atividades ofertada às mulheres atendidas pela unidade de assistência social. “O Maceió Rosa é uma iniciativa conjunta de diversas secretarias. Neste mês de outubro, a gente fala sobre a saúde da mulher de modo geral, mas com foco especial ao combate e diagnóstico precoce do câncer de mama. Hoje tivemos uma série de ações, como testes rápido de HIV, sífilis e glicemia. Além disso, a equipe médica fez os encaminhamentos para exames de mamografia e citologia”, explicou.

A programação contou ainda com a apresentação de corais, ações de beleza, atividades físicas e culturais. Como aconteceu em outras unidades de assistencial social, a população atendida pelo Cras Área Lagunar abraçou a iniciativa. Dona Floracy Galvão, de 67 anos, foi umas das beneficiadas. “Achei uma oportunidade maravilhosa. Eu vim participar e adquirir mais conhecimento. Aproveitei para verificar a pressão arterial. Fiz a mamografia em janeiro. Acho que a mulher tem que ter essa consciência sobre a importância do exame”, frisou.

Após o diagnóstico do câncer, além do desgaste emocional em decorrência da retiradas das glândulas mamárias, as pacientes diagnosticadas com a doença passam pela fase da queda dos cabelos, importante símbolo de autoestima para a maioria das mulheres. Por isso, a coordenadora de Igualdade Racial da Semas, Tereza Olegário, decidiu falar sobre o assunto e ministrar um curso de oficina de lenços.

“Quando as mulheres recebem o diagnóstico do câncer, elas se sentem muito desmotivadas. Essa oficina é um resgate da valorização feminina. À medida que as mulheres vão perdendo os cabelos, não sabem o que fazer. Com o lenço, elas podem sair às ruas sem sentir vergonha”, pontou.