Geral

Prefeitura publica cooperação com INSS e Previdência

Por Assessoria 17/10/2018 17h05
Prefeitura publica cooperação com INSS e Previdência

Nesta quarta-feira (17), o Instituto de Previdência dos Servidores Públicos de Maceió (Iprev) publicou no Diário Oficial do Município (DOM) o extrato do acordo de cooperação com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e a Secretaria de Previdência do Ministério da Fazenda (SPrev). O acordo vai possibilitar o cruzamento da folha de pagamento do Município com dados do INSS e da Secretaria de Previdência Social, prevenindo fraudes.

De acordo com a diretora-presidente do Iprev, Fabiana Toledo, o convênio faz parte das ações para manter a folha de pagamento consistente, identificar gargalos e possíveis pagamentos indevidos de benefícios ou acumulação irregular de cargos públicos. A diretora-presidente ressalta que o acordo de cooperação técnica foi pleiteado pelo prefeito Rui Palmeira em 2016 e tratado com o então presidente do INSS, Leonardo Gadelha.

“Hoje, com esse acordo formalizado, temos em mãos a possibilidade de realizar o cruzamento de dados dos segurados do regime, que são os servidores ativos, e folha de pagamento dos benefícios previdenciários com informações do INSS e da Secretaria de Previdência Social do Ministério da Fazenda. Essa possibilidade do cruzamento de informações e acesso a dados de forma contínua, permanente e quase imediato, irá facilitar ações da Prefeitura de Maceió no sentido de realizar um monitoramento mais preciso e eficaz na concessão dos benefícios previdenciários, na acumulação dos benefícios e na acumulação de cargos públicos”, explicou a diretora.

O acordo objetiva também um monitoramento constante da folha, em busca da concessão e pagamento de benefícios previdenciários de forma correta e justa.

“É uma verdadeira evolução no quesito de transparência e controle. Possibilita atingir de forma segura e manter os dados mais consistentes e atualizados, ajustando assim de forma eficiente todas as informações, identificando os gargalos administrativos, além do combate à fraude contra a previdência e contra o tesouro municipal”, finalizou.