Geral

Novembro Azul: praça e viadutos ganham iluminação especial

Por Assessoria 07/11/2018 16h04
Novembro Azul: praça e viadutos ganham iluminação especial

Desde o dia 1º de novembro, o canteiro da Avenida Sílvio Vianna, na orla da Ponta Verde, conta com uma iluminação especial, um alerta sobre o Novembro Azul. A iniciativa da Prefeitura de Maceió, por meio da Superintendência Municipal de Iluminação Pública (Sima), é uma contribuição para a campanha de alerta contra o câncer de próstata. Todos os anos, são diagnosticados mais de 61 mil casos, segundo o Instituto Nacional do Câncer.

A Sima apoia iniciativas ligadas à saúde, como o Setembro Vermelho (doenças do coração), Setembro Amarelo (de prevenção ao suicídio) e Outubro Rosa (prevenção ao câncer de mama). Além da orla, viadutos também ganharam uma iluminação especial em alusão ao Novembro Azul.

 “Um em cada seis homens é diagnosticado com a doença. E segundo os dados, é registrado um óbito a cada 40 minutos por causa do câncer de próstata. Por isso é importante que todos participem e se previnam”, enfatizou o titular da Sima, Frederico Lins

A doença

O câncer de próstata é comum nos homens com mais de 50 anos. O câncer cresce muito lentamente e, muitas vezes, não produz sintomas na fase inicial, porém, pode manifestar-se através de sinais como dificuldade em urinar ou urina escura, por exemplo, que é comum a outros problemas como hiperplasia benigna da próstata. “A Prefeitura de Maceió está mobilizada na campanha Novembro Azul, com consultas com clínicos e urologistas, exames preventivos, então peço aos homens que visitam uma das unidades municipais de saúde e façam os exames”, disse o superintendente.