Geral

Hotéis: pesquisa aponta expectativa de crescimento

Por Assessoria 13/11/2018 17h05
Hotéis: pesquisa aponta expectativa de crescimento

A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) em Alagoas, em parceria com o Sebrae/AL, apresentou à Prefeitura de Maceió e ao trade turístico alagoano uma pesquisa de impacto do crescimento do setor hoteleiro na capital alagoana. Os números foram repassados aos empresários e gestores públicos nesta terça-feira (13), em um encontro realizado no Maceió Mar Hotel, e apontam informações de demanda, oferta e o grau de absorção mercadológico da hotelaria na cidade.

De acordo com o estudo, 90% dos turistas que visitam Maceió avaliam positivamente a estadia na cidade, que receberá um incremento de 27,78% nos próximos três anos, o que corresponde a mais 2.169 unidades habitacionais por dia. Com a nova oferta, a capital alagoana, que atualmente conta com 7.807 quartos por dia, passará a ter 9.975 unidades, com a construção de mais 11 hotéis.

“A pesquisa apresentada pela iniciativa privada, grande parceira da Prefeitura de Maceió nas ações promocionais do destino, é muito importante para a tomada de decisão em relação às políticas públicas voltadas para o setor. A capital alagoana tem obtido posição de destaque no cenário nacional e precisamos estar atentos a essa relação de demanda e oferta para que a competitividade continue de forma saudável”, avaliou o titular da Secretaria Municipal de Turismo, Jair Galvão.

Segundo o presidente da ABIH em Alagoas, Milton Hênio Vasconcelos, 28 hotéis foram construídos nos últimos três anos, o que demonstra a preocupação do setor hoteleiro quanto à projeção de crescimento dos próximos anos. “O entendimento da ABIH é que Maceió tem capacidade para absorver o incremento de quase 28% previsto para os próximos anos, mas é preciso manter o destino em alta, com um reforço na infraestrutura da cidade e na promoção do destino nos mercados emissores, para que a hotelaria consiga suportar bem o crescimento previsto”, alertou.

Além da perspectiva de crescimento, o estudo apontou ainda o perfil dos turistas que visitam Maceió. A pesquisa revela que 46% dos visitantes optam por hotéis para acomodação, 42% possui renda entre R$ 1,5 e 3 mil, mais de 70% chegam à cidade por meio da malha aérea e cerca de 53% são do sexo feminino. A maior parte das pessoas que visitam a capital alagoana é de adultos, com faixa etária entre 36 a 50 anos, vem a lazer e é economicamente ativa.

Outro dado que chama a atenção é que 35% dos viajantes que escolhem Maceió como destino utilizam as redes sociais como principal meio de informação. “Estar nas redes sociais é, atualmente, uma questão prioritária para qualquer destino. O canal promocional Experimente Maceió, gerenciado pela Semtur, é hoje a principal ferramenta de divulgação dos atrativos turísticos da capital alagoana no meio digital. Diretamente voltadas para o público final, as plataformas contam com mais de 300 mil seguidores e funcionam também como um termômetro, por onde temos acesso ao feedback dos turistas”, destacou o secretário.