Geral

Indicadores do turismo da capital são apresentados pela ABIH

Evento aconteceu hoje no Maceió Mar Hotel e foi prestigiado pelo presidente em exercício, Valdomiro Feitosa

Por Assessoria 14/11/2018 14h02
Indicadores do turismo da capital são apresentados pela ABIH

Os números do turismo da capital foram apresentados, hoje (13), pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Alagoas (ABIH-AL), no auditório do Maceió Mar Hotel. A ‘Pesquisa de impacto do crescimento da demanda e oferta do Setor Hoteleiro em Maceió’ é, nas palavras do presidente da entidade, Milton Vasconcelos, um estudo independente que servirá como referência ao setor. A apresentação foi prestigiada pelo presidente em exercício da Federação do Comércio do Estado de Alagoas (Fecomércio AL), Valdomiro Feitosa, e pela assessora da presidência, Cláudia Pessôa.

Para Valdomiro, a iniciativa da ABIH é importante para contribuir com o desenvolvimento do turismo. “Alagoas tem uma vocação natural para o turismo, mas não podemos nos esquecer que, para continuar se desenvolvendo, o setor requer investimentos. E, para investir, é preciso conhecer o mercado; por isso a importância dessa pesquisa”, ressaltou. Em sua análise, os números mostraram a situação atual de um mercado que tem uma média de 70% de ocupação e que tem que se fazer um trabalho para atender a esses serviços. “Um trabalho com o objetivo de, como nos foi demonstrado, chegar em 2022 com um crescimento de 27 a 30%”, observou.

Pesquisa

Na apresentação da pesquisa, o presidente da ABIH disse que, dentro das condições atuais, muito se questionava como Maceió consegue absorver tantos turistas enquanto outras capitais sofrem para se manter no cenário turístico, como as capitais Salvador, que tem fechado hotéis; Recife, que sofre para manter a diária média; e Natal e Fortaleza que vêm registrando queda no volume de turistas. “Alagoas é um padrão fora da curva. Esse comportamento do segmento turístico é mérito da trade e das secretarias de turismo que têm rido boas gestões. Outro fator que tem contribuído é a forma de financiamento dos condotéis, uma forma que o mercado encontrou para crescer”, explicou Milton. Ainda segundo o presidente, o turismo é gerador de emprego e renda, mas para se fortalecer, é preciso olhar para frente para antever seu potencial.

O estudo foi feito pela Prospecta e demonstra que Maceió terá um incremento de 27,78% do set competitivo, saltando de 7.807 quartos/dia para 9.975; um aumento de 2.159 quartos. Os hotéis do tipo econômico são a maioria (103 unidades), representando 78% da oferta. A categoria mindscale responde por 14%, seguida do upscale (5%) e dos resorts (3%). São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Bahia e Minas gerais são, nesta sequência, os estados que mais enviam turistas.

O perfil estatístico do turista que visita Maceió é do sexo feminino, com idade média entre 36 e 50 anos (53,07%). A maioria visita à capital em busca de lazer (81,51%) e vêm de outros estados brasileiros (96,46%). Viagens a negócios (7,5%) e para congresso (1,55%) também trazem turistas. No geral, cerca de 68% do total de pessoas chegam à capital alagoana por via aérea. A pesquisa completa encontra-se disponível no site www.abihal.com.br.