Geral

Detran/AL lança campanha educativa para incentivar o respeito no trânsito

Por Assessoria 16/11/2018 15h03
Detran/AL lança campanha educativa para incentivar o respeito no trânsito

O Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) acredita que incentivar a política de respeito no trânsito é fundamental para o salvamento de vidas. Por isso, o órgão deu início à campanha “Detran Respeitar”, que tem como intuito sensibilizar os alagoanos sobre o papel de cada um na promoção de um trânsito mais seguro e humanizado. Serão realizadas ações de panfletagem nas ruas e estabelecimentos de Maceió, além da presença midiática na TV, no Rádio e nas redes sociais Facebook e Instagram.
A chefe de Educação para o Trânsito do Detran/AL, Ana Buarque, fala sobre a importância da conscientização a partir da empatia e respeito às leis de trânsito, atitudes motivadas na campanha. “Trânsito é um convívio social, educação no trânsito nada mais é do que a mudança de comportamento, o respeito ao próximo, sempre nos colocando no lugar do outro”, afirma.
Ela explica que a iniciativa da campanha “Detran Respeitar” é promover a reflexão sobre o papel de todos que compõem o trânsito. “O trânsito é formado por uma pirâmide: educação, fiscalização e engenharia. A segurança no trânsito e a preservação da vida só vão existir quando os pedestres, passageiros, ciclistas, motociclistas e demais condutores estiverem conscientes dessa mudança de comportamento”, orienta.
Ana Buarque ainda destaca o trabalho desenvolvido pelo órgão, que incentiva a prática contínua de valores como educação, civilidade e autopreservação, essenciais para facilitar um convívio seguro e harmônico. “O Detran/AL tem a preocupação de frisar que é através da educação e conscientização desses atores que teremos um trânsito mais seguro e com respeito ao próximo, principalmente quando nos colocamos no lugar do outro, afinal, ‘gentileza gera gentileza’, ressalta a servidora.