Geral

Deputado eleito pelo PSL tem prisão decretada por abandonar posto

Comandante da PM diz que Cabo Bebeto pode cumprir prisão domiciliar, caso ocorreu em 2015

Por Redação com Agências 07/12/2018 17h05
Deputado eleito pelo PSL tem prisão decretada por abandonar posto

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Marcos Sampaio, declarou à imprensa local que o Cabo Bebeto (PSL) poderá cumprir a prisão administrativa em casa ou terá a punição por transgressão disciplinar apenas inserida na ficha funcional. 

A medida deve-se ao fato de não existir verba de alimentação para recolhidos que cumprem prisão administrativa, segundo informou o comandante-geral.

"Ele foi eleito e foi afastado dos quadros da Polícia Militar, então está sob a responsabilidade da diretoria de pessoal da corporação. Será vista uma forma de cumprimento dessa reprimenda disciplinar. O diretor de pessoal deve estabelecer a forma e o local de cumprimento. Fica complicado ele ficar no quartel sem se alimentar", disse o comandante-geral da PM, Marcos Sampaio. 

Cabo Bebeto pode recorrer ainda administrativamente. "Como hoje a gente não tem a verba de alimentação para o preso, já que a lei não prevê isso, indo apenas para o policial de serviço que não é o caso dele, aí a gente vai ver a forma como isso vai ser cumprido, se na residência ou se vai só para a ficha dele. Sem verba alimentação que não está disponível para cumprimento de prisão domiciliar, essa questão é um problema", explica o comandante-geral da PM.

Ao final de um procedimento disciplinar da Polícia Militar, a prisão do deputado estadual eleito foi decretada. Ele teve mais de 30 mil votos nas eleições. A medida como punição se dá em virtude de o militar ter "abandonado, sem ordem do superior, o posto e o serviço que lhe cumpria executar, sendo estes serviços de Comandante de Guarnição da ROCOM 2 e de Permanência ao PM BOX da Pajuçara, respectivamente". O fato ocorreu em 2015. O despacho com a ordem de prisão é assinado pelo comandante da Polícia Militar de Alagoas, coronel Marcos Sampaio.

"Que fique claro que eu não estou punindo o deputado, mas o cabo da Polícia Militar porque quando ele cometeu a transgressão ele era cabo do batalhão e isso, para a corregedoria, foi um fato grave abandonar o serviço", finalizou Sampaio. 

Entenda o caso

Após processo disciplinar instaurado em 2015, o Comando Geral da Polícia Militar decidiu punir com seis dias de prisão o cabo Luiz Alberto Alves Teixeira, o Cabo Bebeto, deputado estadual eleito pelo PSL em Alagoas com mais de 31 mil votos. 

De acordo com despacho publicado no Boletim Geral Ostensivo da Polícia Militar (PM) desta quinta-feira, 6, o militar é acusado de abandonar o posto de serviço nos dias 6 e 20 de fevereiro de 2015, conduta passível de punição de acordo com o Regulamento Disciplinar da instituição.

Ainda segundo o despacho, foi dado o direito de ampla defesa ao Cabo Bebeto. "Porém não justificou o ato transgressional. Transgressões disciplinares de intensidade grave", diz trecho da publicação, segundo a qual o militar deve cumprir os seis dias de prisão no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP).

O presidente do PSL em Alagoas, Flávio Moreno, criticou a decisão da PM. “De antemão informo que o regime disciplinar da PM é antiquado e ultrapassado. Fere os direitos dos policiais. Não atende os princípios da Constituição Federal. Meras irregularidades administrativas são tratadas com prisões disciplinares”, disse.