Geral

Fechamento de UPA agrava situação de Padre Eraldo

Por Blog do Edivaldo Júnior 17/03/2019 20h08
Fechamento de UPA agrava situação de Padre Eraldo

Um verdadeiro caos administrativo e financeiro teria tomado conta da prefeitura de Delmiro Gouveia, segundo diferentes relatos.

O atraso de pagamentos a prestadores de serviços e fornecedores, no entanto, nunca tinha atingido tão fortemente a população como agora com o fechamento da UPA do município (veja abaixo).

Em média, de acordo com relatórios oficiais do Instituto Diva Alves do Brasil (Idab), que fazia a gestão da UPA, a unidade realizava mais de 6,5 mil atendimentos por mês, atendendo mais de 4,5 mil pessoas. Na prática, eram mais de 200 atendimentos diários.

Com a prefeitura do município sob investigação de suspeita de fraude e corrupção pelo Ministério Público Estadual e com um desgaste que só tem aumentado em função dos problemas administrativos e financeiros, a sustentação política do prefeito de Delmiro Gouveia, Eraldo Cordeiro, conhecido como Padre Eraldo estaria comprometida.

“Mesmo com a distribuição de cargos entre os vereadores, a Câmara Municipal não terá como deixar de adotar medidas mais duras nos próximos dias”, explica um influente político delmirense.

Além disso, Eraldo também pode enfrentar uma eventual denúncia do MP/AL  sobre desvios de até R$ 20 milhões em licitações de compra de combustíveis e se locação de veículos. 

O procurador-geral de Justiça, Alfredo Gaspar de Mendonça, que comandou pessoalmente a operação em Delmiro Gouveia nessa sexta-feira, 15, avalia as provas recolhidas a partir de mandato judicial. Tudo indica que a documentação será transformada em denúncia.

“Estamos ouvindo pessoas. Não tenho como aquilatar neste momento os elementos suficientes para denúncia. Mas as suspeitas estão se confirmando”, disse Gaspar através.

É cedo para imaginar que Eraldo terá o mesmo destino de Marcelo Lima e Cazuza, ex-prefeitos que foram cassados por improbidade administrativa, entre os anos de 2005 e 2008.

O atual prefeito, apesar do desgaste que enfrenta na opinião pública ainda tem maioria na Câmara de Vereadores.