Geral

Usuárias da Semas participam de oficina bijuterias

Por Ascom Semas 19/03/2019 09h09
Usuárias da Semas participam de oficina bijuterias
Foto: Foto: Ascom Semas

A Casa de Passagem Familiar, unidade da Secretaria Municipal de Assistência Social(Semas), acolhe famílias em situação de rua no município de Maceió, prioritariamente grupos familiares com a presença de gestantes e crianças. No Mês da Mulher, usuárias atendidas nesse equipamento social estão participando do Projeto Beleza Encoberta.

Nesta segunda-feira (18), as usuárias participaram de uma oficina de montagem de bijuterias para geração de renda.O Projeto Beleza Encoberta tem o objetivo de discutir a construção social do papel da mulher e valorização da mulher em situação de rua na sociedade.  A oficina de bijuterias foi realizada pela facilitadora Graciele Santos. As mulheres aprenderam a fazer brincos, pulseiras e colares.

“Queremos com o projeto resgatar a cidadania das mulheres que vêm de uma situação de violações de direitos muito complicada causada pela vivência de rua. Além da parte da autoimagem e da autoestima, estamos trabalhando, a partir da oficina de hoje, a  questão da geração de renda e da autonomia. Identificamos que bijuteria é uma coisa que elas gostam e que é relativamente simples. A facilitadora ensinou a nossas usuárias a fazerem algumas peças para poder contribuir inclusive com a geração de renda das famílias, além de ser uma forma de embelezá-las”, disse a assistente social da Casa de Passagem, Roseane Farias.

A usuária da Casa de Passagem, Jéssica Conceição, de 19 anos, participou da oficina. “Gostei muito, foi um momento para distrair a mente e esquecer os problemas, e treinando direitinho da até pra fazer pra vender as bijuterias”, disse.

Esse mesmo grupo de mulheres participou na  última semana de uma oficina de maquiagem. As próximas atividades serão rodas de conversa abordando temas diversificados como autoimagem, autoestima e valorização da mulher,  preconceito e violência contra a mulher em situação de rua e cidadania. Encerrando o Projeto Beleza Encoberta, haverá uma sessão fotográfica para as mulheres e seus familiares para a construção de um álbum da família.

A Casa de Passagem Familiar funciona na Ladeira Rosalvo Ribeiro, 87, Centro (antiga Ladeira da Catedral). Ao chegar na  unidade, a família em situação de rua é acolhida e passa por uma triagem, onde são repassadas todas as normas e regras da Casa. Em seguida, há o processo de escuta, realizada por uma equipe técnica composta por assistente social e psicóloga, que ouve as demandas da família e, a partir daí, começam a serem dadas as diretrizes para acompanhamento do resgate do projeto de vida delas.