Geral

Secretaria da Saúde promove ações no Dia Mundial da Água

Por Ana Cecília da Silva com Ascom/SMS 19/03/2019 12h12
Secretaria da Saúde promove ações no Dia Mundial da Água
Foto da internet

Em comemoração ao Dia Mundial da Água, celebrado na próxima sexta-feira (22), a equipe da Gerência de Vigilância em Saúde Ambiental ligada à Diretoria de Vigilância à Saúde (DVS), promove ao longo desta semana, uma série de ações educativas e de fiscalização com o objetivo de alertar a população sobre a importância da preservação da água. Em 2019, a data tem como tema “Acesso à água e saneamento em espaços públicos”.

Segundo Alex Tenório, gerente de Vigilância em Saúde Ambiental de Maceió, as ações têm como objetivo conscientizar a população sobre os cuidados com a água. “Forneceremos orientações para a população e faremos fiscalização em locais fornecedores de água. Caso seja encontrada alguma irregularidade, os agentes farão notificação para que o problema seja resolvido, mas se for um caso reincidente será aplicada multa e o local será interditado”, explicou.

Na segunda (18), as atividades tiveram início com a inspeção e fiscalização em empresas transportadoras de água. Já na terça-feira (19), é a vez de realizar palestras em escolas públicas. Na quarta-feira (20), os agentes da Vigilância em Saúde farão inspeções e fiscalizações em condomínios e na quinta-feira (21), seguem as palestras sobre o Dia Mundial da Água em escolas públicas. Encerrando as atividades na sexta-feira (22), será feita uma inspeção e fiscalização no sistema Catolé/Pratagy.

O Dia Mundial da Água

Essa data foi criada com o objetivo de alertar a população internacional sobre a importância da preservação da água para a sobrevivência de todos os ecossistemas do planeta. A conscientização sobre a urgência da economia deste recurso natural e como utilizar com cuidado é uma das principais metas do Dia da Água.

O Dia Mundial da Água foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), pela resolução A/RES/47/193 de 21 de fevereiro de 1993, determinando que o dia 22 de março seria a data oficial para comemorar e realizar atividades de reflexão sobre o significado da água para a vida na Terra.

A água limpa e potável é um direito humano garantido por lei desde 2010, de acordo com ONU. Mesmo o planeta Terra sendo constituído aproximadamente 70% de água, apenas 0,7% de toda a água do mundo é potável, ou seja, adequada para o consumo humano.