Geral

3º Fórum Alagoano do Gás Natural apresenta avanços do setor no Estado

Por Rhayller Peixoto e Rafaela Pimentel com Agência Alagoas 21/03/2019 09h09
3º Fórum Alagoano do Gás Natural apresenta avanços do setor no Estado

Com ênfase no desenvolvimento de recursos energéticos no Estado, a terceira edição do Fórum Alagoano do Gás Natural apresentou ao público o potencial de Alagoas enquanto polo para o uso da energia limpa. Durante o encontro, realizado nesta quarta-feira (20), foi destacado ainda o êxito das políticas públicas em território alagoano, como o gasoduto Penedo-Arapiraca, que desde o ano passado fornece gás natural a postos de combustível e indústrias no Agreste.

 

A integração entre setor privado, poder público e academia foi um dos focos do evento, que contou com uma série de palestras, seguida de uma roda de conversa mediada pelo professor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Edmundo Accioly. A programação foi composta ainda por representantes da Algás, Ufal, Ifal, Unit e Petrobrás.

 

Para o gerente de engenharia da Algás e um dos palestrantes do evento, André Alves, o fórum é uma oportunidade de levar ao público-alvo o conhecimento sobre o uso gás natural no Estado.

 

“É um meio de incentivar os alunos nas possibilidades que existem no mercado. Alagoas tem um suporte tecnológico muito bom para que haja especialização desses futuros profissionais, e o mercado do gás envolve toda uma estrutura que antecede sua chegada na residência. É necessária uma infraestrutura que gera empregos e garante uma oportunidade diferenciada de atuação”, destacou o gerente.

 

Pela primeira vez no evento, a estudante de engenharia civil Ariadne Pinheiro vê no encontro um incentivo para se preparar para o futuro. “Acredito nesse fórum porque dá à minha área uma alternativa sustentável, o que gera uma expectativa animadora para quem cursa engenharia civil”, destacou a aluna do Ifal.

 

O Fórum

O Fórum Alagoano do Gás Natural promovido pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) em parceria com iniciativa privada e setor acadêmico. Os eventos atuam, desde 2017, como mostruário do que se tem desenvolvido não só no segmento do gás natural, mas em outras matrizes energéticas a exemplo dos Fóruns de Mineração e Energia Solar.

 

Gasoduto Penedo-Arapiraca

Representando a maior obra de infraestrutura da Algás, a instalação do Gasoduto Penedo-Arapiraca, inaugurado em 2018, contou com um investimento de R$ 36 milhões, tendo o Governo de Alagoas como acionista e sendo vinculado à Sedetur. Além da diversificação da matriz energética do estado, o projeto proporcionou à região um ambiente favorável para a criação de novos negócios, gerando mais postos de trabalho e empregos no interior.