Geral

Encontro Nacional de Vereadores discute políticas públicas de aproximação entre o legislativo e a sociedade

Por Dayris Carvalho com Agência Alagoas 24/03/2019 15h03
Encontro Nacional de Vereadores discute políticas públicas de aproximação entre o legislativo e a sociedade
Vereador José Anízio de Amorim, superintendente da UVB para os Estados do Nordeste falou sobre importância da qualificação do legislativo // Foto: Thiago Sampaio

O encerramento do I Encontro Nacional de Legislativos Municipais em Maceió aconteceu neste sábado (23), no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB. O evento contou com a presença e participação de vereadores de 15 estados do Brasil e discutiu diversos temas recorrentes no cenário político atual.

 

Com apoio do Governo do Estado e da União dos Vereadores de Alagoas - Uveal, a iniciativa tem o intuito de capacitar os legislativos do país e contou com a organização do presidente da UVEAL, Fabiano Leão, o superintendente da União dos Vereadores do Brasil - UVB, vereador Fernando Malta, e o Superintendente da UVB para os Estados do Nordeste, vereador José Anízio de Amorim.

 

“É muito emocionante conseguir realizar um encontrão nacional do legislativo aqui em Alagoas e poder ter contado com a participação de todos. Cada vez mais temos tentando qualificar os vereadores, trabalhar a aproximação deles com a sociedade, defender seus interesses e defender o municipalismo”, conta o superintendente.

 

 

O Encontro teve como tema principal a palestra “Poderes Municipais Unidos por um Novo Pacto Federativo”, que aconteceu na última sexta-feira (21), mas também tratou de assuntos como transparência do Poder Legislativo, estratégias para requerer recurso do governo federal e sobre as mudanças para a próxima eleição de 2020, que aborda fim das coligações, Cláusula de Desempenho, Tempo de rádio e TV.

 

 

Na oportunidade, aconteceu conjuntamente o Encontro Nacional do Fórum da Mulher Parlamentar da UVB. A vereadora da Baía da Traição na Paraíba e presidente do Fórum Nacional da Mulher Parlamentar, Luiza Dantas, explica que o principal objetivo é “incentivar a participação da mulher na política, empoderar as vereadoras e deputadas”. Ela é a única vereadora da câmara legislativa do município e enfrenta diariamente obstáculos como o machismo e preconceito. “Porque mesmo com tudo que temos conquistado, nós ainda somos minoria”, destacou a vereadora.

 

Além das palestras, o encontro elegeu a nova presidente do Fórum, Regilda Santos. “É uma honra ocupar essa posição este ano e continuarei com o objetivo de trazer conhecimento para nossas mulheres parlamentares, trabalhar mais projetos de inclusão e empoderamento”.