Geral

Prefeitura apresenta Plano de Contingência ao MP

Por Redação com Ascom Maceió 16/04/2019 11h11
Prefeitura apresenta Plano de Contingência ao MP
Reunião com o MPE para apresentação das alterações do Plano de Contingência do Pinheiro. Pei Fon / Secom Maceió

Após provocação do Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL), durante audiências com representantes dos moradores dos bairros do Pinheiro, Mutange e Bebedouro-, o secretário municipal de Governo, Eduardo Canuto, a equipe técnica da Defesa Civil Municipal e da Estadual apresentaram ao procurador-geral de Justiça, Alfredo Gaspar de Mendonça Neto, o Plano de Contingência para as áreas consideradas de risco. Na reunião também foi informado sobre a instalação de uma base unificada, na região do Pinheiro, com integrantes de todos os órgãos envolvidos no processo, que servirá para assistir mais de perto a população.

O procurador-geral de Justiça, Alfredo Gaspar, falou sobre a importância de a Prefeitura de Maceió, por meio da Defesa Civil Municipal, elaborar o plano de contingência, ou evacuação, visto que passa maior segurança à população.

“Recebemos o secretário de Governo, Eduardo Canuto, a equipe da Defesa Civil Municipal e também da Estadual, que trouxeram um plano de contingência e de evacuação atendendo a uma demanda solicitada pelo Ministério Público na última reunião com moradores do Pinheiro, Mutange e Bebedouro. Isso nos tranquiliza mais pois, nesta circunstância, a principal preocupação é a preservação de vidas e a tranquilização da comunidade. O Ministério Público já pediu o bloqueio de seis bilhões e setecentos e nove milhões das contas da Braskem, hoje à tarde já recebemos a informação de que a Justiça determinou a indisponibilidade de dois bilhões e seiscentos milhões, e vamos acompanhar todo o processo. A expectativa agora é sobre o laudo preliminar que está noticiado para ser entregue até o próximo dia 30”, declara Gaspar de Mendonça.

O secretário Eduardo Canuto enfatizou a importância da parceria e a busca por soluções para quem mora na região mapeada pela Defesa Civil.

“O doutor Alfredo Gaspar tem sido um grande parceiro, mas muito exigente nas suas recomendações, o que nos encoraja, faz perceber o tamanho da nossa responsabilidade e buscar soluções onde precisamos e levar para a comunidade. para que tenha uma certa tranquilidade e saiba que o poder público, apesar das dificuldades, está próximo dela e não somente o poder Executivo, as Defesas Civis, mas também o Ministério Público. A base instalada no Pinheiro, a partir de hoje, com representação de todos os órgãos, também é um grande avanço, pois as pessoas poderão tirar as dúvidas e sentirem que há uma união de forças para melhor assisti-las ou ampará-las”, diz o secretário Eduardo Canuto.

Sobre o plano de contingência e as questões relacionadas a evacuação e alojamento das famílias, caso sejam necessários, falou o secretário da Defesa Civil Municipal, Dinário Lemos.

“O plano de contingência não foi alterado, apenas dois pontos de encontro, em caso de emergência, foram retirados, o da Casa Vieira e o da Importadora e a população do Mutange pediu que fossem acrescentados o ginásio Tenente Madalena e o Sinteal. Tudo está organizado, temos mais de cem ônibus disponibilizados para um plano de evacuação e o local já foi decidido, que é o ginásio do Sesi. Verificamos o espaço e já estamos com toda a estrutura possível, com médicos, psicólogos, assistentes sociais e tudo que for necessário para acomodar as famílias”, afirma Dinário.

O promotor de Justiça, Jorge Dória, que integra a comissão de Força Tarefa do MPE/AL, à frente dessa questão, afirma que o plano apresentado é de suma importância.

“A reunião foi um marco no processo de aprimoramento de todas as ações que estão sendo capitaneadas pelo Ministério Público, por meio doutor Alfredo e interlocução com os demais órgãos públicos. Estamos acompanhando tudo de perto e esse novo plano de contingência e de evacuação representa mais uma medida preventiva, de proteção à população, no sentido de evitar qualquer tipo de dano”, ressalta o promotor Dória.

Aproveitando a presença do promotor Jorge Dória, o chefe ministerial repassou-lhe o plano de contingência para que seja analisado pela comissão.