Geral

Exposição em shopping leva arte indígena para população de Alagoas

Por Tribuna Hoje 17/04/2019 12h12
Exposição em shopping leva arte indígena para população de Alagoas

Dia do Índio é comemorado na próxima sexta-feira (19), mas as comemorações referentes à data já começaram. Na capital alagoana, o Parque Shopping Maceió está desde segunda-feira (15), com a exposição “Arte Indígena” que conta com a participação de quatro aldeias da tribo Xucuru Kariri do município de Palmeira dos Índios: Aldeia Mãe Serra do Capela, Aldeia Mata da Cafurna, Aldeia Boqueirão e Aldeia Coité.

Na exposição, a população pode conhecer e adquirir vários artigos todos confeccionados com matéria prima da floresta local, em adereços como: brincos, cocar, arcos e flechas entre outros. Além da produção e comercialização, todas as noites a partir das 18h30 tem apresentação do Toré, um ritual que une dança, religião, luta e brincadeira.

Segundo um dos representantes da exposição, Jenivaldo Celestino da Silva, filho do cacique Manoel Celestino, este é o terceiro ano da exposição no local. “Estou com meus artesanatos pela segunda vez, mas já são três anos se não estou enganado que existe esse apoio com o shopping”.

Ainda de acordo com ele, os artesanatos das aldeias são diferenciados. “Todos os produtos expostos são 100% feitos à mão e com produtos naturais como sementes, pau, folhas, coco, entre outros. Tudo com a essência da natureza”, conta Jenivaldo afirmando que o artesanato é uma das principais atividades do povo Xucuru Kariri.

O índio ressalta a importância de eventos como esse para o conhecimento e a valorização da cultura indígena. “Este ano a comercialização está fraca. Acreditamos que vai melhorar. Este é apenas o segundo dia [terça-feira, 16]. Mas, apesar disso, é uma ótima forma de mostrar nossa cultura. Seria bom que existissem outros espaços como esses no mínimo de três em três meses em vários locais. Porque durante o ano vendemos na própria aldeia, raramente tem eventos que a gente possa levar o nosso artesanato”, explica.

Quem também participa da exposição é o filho de Jenivaldo, Kauanãn Celestino, 24 anos, e que desde 15 anos faz a produção de cocais. “É uma tradição passada de geração”.

O evento tem o apoio da Prefeitura de Palmeira dos Índios, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, em parceria com o Governo do Estado e o Parque Shopping Maceió.

“Mais uma vez, estamos mostrando as potencialidades dos nossos indígenas, em uma exposição, em Maceió. São produtos bonitos, feitos pelas mãos de cada um deles, e que conta a história do nosso povo. Estamos muito felizes em apoiar e participar desse momento”, destaca a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Palmeira dos Índios, Cléa Carvalho.

O evento segue até o próximo domingo (21). E os artesanatos produzidos pelos índios podem ser comprados entre R$ 5 a R$ 100 reais a depender do produto.

Jenivaldo Celestino destaca que artesanato das aldeias é diferenciado e feito com produtos naturais (Foto: Adailson Calheiros)