Geral

Confira o funcionamento das unidades de saúde durante a páscoa

Por Agência Alagoas 18/04/2019 09h09
Confira o funcionamento das unidades de saúde durante a páscoa

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) inicia a Operação Páscoa a partir desta quinta-feira (18) - ponto facultativo estadual – e se estende até o domingo (21). Neste período, algumas unidades de saúde estaduais terão o seu horário de funcionamento alterado.


O Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió; Ib Gatto Falcão, em Rio Largo; e de Emergência do Agreste, em Arapiraca, irão funcionar normalmente durante os quatro dias. Os cinco Ambulatórios 24 Horas de Maceió, localizados na Levada, Jacintinho, Bendito Bentes, Tabuleiro do Martins e Chã da Jaqueira, também estarão funcionando sem interrupções.

  

De acordo com a assessora de Média e Alta Complexidade da Sesau, Rosana Veras, os cinco Ambulatórios 24 Horas devem ser procurados por usuários que estejam com dor de cabeça, vômito, diarreia e gripe. Essas unidades também atendem pacientes que tenham sofrido pequenos cortes e precisem de sutura ou necessitem estabilizar crises de asma, diabetes e convulsões.


“Já o HGE só deve ser procurado em casos de urgência ou emergência de maior gravidade. O primeiro passo é um dos ambulatórios. Em situações graves, quando houver necessidade de internação, a equipe ambulatorial estabiliza e encaminha ao HGE. No caso de crianças, a transferência ocorre para a Clínica Infantil Dayse Breda, especializada em pediatria”, orientou Rosana Veras.


Samu – As Centrais Maceió e Arapiraca do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e as 36 Bases Descentralizadas irão funcionar normalmente da quinta (18) ao domingo (21). O serviço, que pode ser acionado por meio do telefone 192, deve ser procurado apenas se a vítima estiver com sintomas de um Acidente Vascular Encefálico (AVE) ou infarto.


O Samu também deve ser contatado em casos de engasgos, crises hipertensivas, afogamento, choque elétrico, queimaduras graves e acidentes de trânsito. Também é possível acioná-lo em casos de trabalhos de parto, com risco de morte para a mãe ou para o bebê e em situações de fortes hemorragias, como ocorre com os feridos por armas de fogo e branca.


Hemocentros – Para assegurar que não falte sangue durante o feriado da Páscoa, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal), Unidades Maceió e Arapiraca, promovem Campanha de Doação de Sangue desde a segunda-feira (15). A unidade Maceió (Trapiche), vai funcionar até esta quinta-feira (18), das 7h às 18h, fechando na sexta (19) e abrindo no sábado (20), das 8h às 17h. No domingo (21) funcionará apenas para distribuir sangue para os hospitais.


Já o Hemoal Arapiraca recebe doações de sangue até às 17h desta quarta-feira (17). A unidade retorna à captação de sangue na segunda-feira (22) e entre a quinta-feira (18) e o domingo (21) estará funcionando em regime de plantão, com o objetivo de liberar hemocomponentes para as unidades de saúde do Agreste, Sertão e Baixo São Francisco.