Geral

Pesquisa revela que negros e pobres são maioria nas universidades

Por Tribuna Hoje 17/05/2019 10h10
Pesquisa revela que negros e pobres são maioria nas universidades
Ilustração

As novas gerações da chamada ‘elite intelectual’ brasileira vão ser em sua maioria negra e oriunda de famílias com renda de menos de dois salários mínimos. Esse é o resultado do mais recente levantamento feito no setor, o que explica a recente onda de destruição do ensino superior público por parte do governo do ex-capitão, Jair Messias Bolsonaro.

As universidades há muito deixaram de ser o local predileto dos brancos e filhos dos ricos brasileiros. Por mérito, estudantes de famílias pobres e negros estão ocupando vagas através do vestibular que antes apenas os filhos dos patrões poderiam chegar.

Levantamento divulgado hoje pelo Jornal Folha de São Paulo, obtido pela Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior) mostra que 70,2% dos estudantes vêm de casas com renda mensal per capita de até 1,5 salário mínimo. Outros 16,75% dos alunos vêm de famílias com renda mensal de 1,5 a 3 salários mínimos per capita. Na outra ponta, estudantes com renda familiar mensal de mais de 10 salários mínimos somam apenas 0,63% do total.

Fica claro pelos números apresentados que aconteceu uma verdadeira revolução na educação do ensino superior brasileiro. Isso pode explicar o ódio de setores políticos da extrema direita nacional, que não aceita a miscigenação nos corredores acadêmicos.

A força dessa nova geração de ‘doutores’ deve ser notada nos próximos anos, nas próximas décadas, levando muitos dos filhos da pobreza a frequentar salas de aula que antes seus pais sequer podiam sonhar com essa maravilha que é o conhecimento.

Mais do que nunca o povo brasileiro precisa focar suas forças na defesa da educação pública como forma de mudança social.