Geral

Maio Amarelo alerta para a construção de um trânsito mais seguro

Por Redação com Ascom SMTT 20/05/2019 09h09
Maio Amarelo alerta para a construção de um trânsito mais seguro
Reprodução

Conscientizar para que um trânsito mais seguro e humano seja construído por todos. Com o intuito de alertar e impactar os condutores, motociclistas, pedestres e ciclistas da capital sobre os riscos causados pela imprudência nas vias, a Prefeitura de Maceió, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), tem desenvolvido ações em alusão ao movimento mundial do Maio Amarelo.

Com palestras em escolas e empresas, além de blitzes nas ruas de Maceió, a equipe de Educação da SMTT também está instruindo a população para ser multiplicadora da boa conduta no trânsito.

Ação do Maio Amarelo 2019. Foto: Uadson Barros/ Ascom SMTT

A primeira ação da campanha do Maio Amarelo 2019 realizada pela SMTT foi na Avenida Leste-Oeste, no Farol. Na ocasião, os motoristas foram alertados sobre os riscos de se comprar produtos de crianças nos semáforos da capital e os perigos de acidentes e atropelamentos que os jovens correm ao realizar essa atividade ilegal.

Já na última semana, três escolas das redes municipal, estadual e privada também foram contempladas com a programação do Maio Amarelo. Tendo como foco os alunos do 6° ao 9° ano, a equipe de Educação da SMTT realizou palestras e apresentou vídeos interativos dentro das salas de aula. Aproximadamente mil alunos foram abordados.

Equipe de Educação de Trânsito da SMTT leva ações do Maio Amarelo para escolas. Foto: Ascom SMTT

“Diferente das atividades realizadas com as crianças quando utilizamos fantoches e fazemos brincadeiras, com o público adolescente nós trabalhamos o lado emocional. Para esses alunos, mostramos as consequências irreversíveis causadas pela falta de atenção, de educação e de gentileza no trânsito”, pontuou a diretora de Educação de Trânsito da SMTT, Juliana Normande.

Os colaboradores da SMTT também palestraram para aproximadamente 160 motoristas profissionais na última terça-feira (14). O encontro aconteceu na sede do Sest/Senat, na Serraria, e alertou os condutores sobre os cuidados que devem ser adotados no trânsito.

Palestra contou com a participação de aproximadamente 160 pessoas. Foto: Ascom SMTT

“É muito importante a realização das palestras com esses profissionais do trânsito. Diariamente estes motoristas trafegam pelas vias da cidade trabalhando e muitas vezes acabam se deparando com condutores imprudentes, que desrespeitam as leis de trânsito e colocam em risco a vida de todos”, explicou Juliana. 

Ação nas ruas

Atividade do Maio Amarelo contou com a participação de vítimas de acidentes de trânsito. Foto: Ascom SMTT

A Prefeitura de Maceió, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), realizou nessa sexta-feira (17), no bairro do Farol, mais uma ação educativa como parte das atividades desenvolvidas pelo órgão para o Maio Amarelo. A atividade contou com a participação de pessoas que foram vítimas de acidentes de trânsito.

Blitz educativa faz parte das atividades do Maio Amarelo desenvolvidas pela SMTT. Foto: Ascom SMTT

“O intuito dessa ação foi mostrar para todos as consequências causadas pela má conduta no trânsito. Para impactar ainda mais os condutores sobre esses riscos, a equipe contou com a participação de pessoas que convivem com algum tipo de sequela causada por acidentes de trânsito, onde eles relataram para quem foi abordado durante a blitz educativa sobre as consequências irreversíveis que a falta de respeito às normas de trânsito pode causar”, contou a diretora de Educação da SMTT, Juliana Normande.

Renato Lourenço, vítima de acidente de trânsito. Foto: Neno Canuto

Vítima de um grave acidente de trânsito no ano de 2002, Renato Lourenço da Silva é paratleta na modalidade de basquete em cadeira de rodas. Ele destacou a importância da atividade realizada pela SMTT. “Quando vinha de Satuba para Maceió para buscar uma pessoa colidi de frente com um caminhão. Nesse incidente acabei perdendo a minha perna esquerda. Acho fundamental essa iniciativa da SMTT, pois com ela conseguimos impactar e incentivar todos os motoristas, pedestres e motociclistas a não misturarem álcool e direção, orientar que eles respeitem as faixas de travessia, além de explicar a necessidade de se ter a atenção redobrada nas vias. São pequenas atitudes que podem salvar muitas vidas”, disse.

Ação educativa mostra consequências causadas pela imprudência no trânsito. Foto: Ascom SMTT

Elaborada pela equipe de Educação de Trânsito da SMTT, a blitz contou com a parceria das secretarias municipais de Saúde (SMS) e de Assistência Social (Semas), além do Sest/Senat. Na oportunidade, também foram distribuídos panfletos e brindes para todos os condutores, motociclistas, pedestres e ciclistas que participaram da ação.

Ascom SMTT