Geral

População de idosos em Alagoas chega a 7,56%

Audiência irá tratar sobre assistência pública e direitos dos idosos em Maceió no mês do idoso

Por Assessoria 04/06/2019 09h09
População de idosos em Alagoas chega a 7,56%
Reprodução

Segundo dados do último censo do IBGE, haviam em Maceió 51.854 idosos com 65 anos ou mais, que correspondiam a 5,56% do total da população. De acordo com projeção feita a partir dos dados deste último censo, entre 2010 e 2018 aumentou em 4.434 o número total de idosos. Houve um incremento significativo na população de idosos no município, e com isso faz-se necessário avaliar a assistência pública dada a esta parte tão fragilizada da população de nossa cidade, bem como avaliar o que é preciso melhorar na qualidade de vida dos idosos como um todo.

Foi com esta preocupação que o vereador Cleber Costa propôs uma Audiência Pública sobre “Dignidade Humana: um Direito Fundamental da Pessoa Idosa” a realizar-se nesta quinta (06), às 9h, no Plenário Silvânio Barbosa, na Câmara Municipal de Maceió (rua Sá e Albuquerque, 564, Jaraguá). “O objetivo dessa audiência é criar um Protocolo de Atendimento à Pessoa Idosa em Maceió”, afirmou o vereador.

Foram convidados para participar de audiência pública: a presidente do Conselho Estadual do Idoso (CEI-AL), Elisabeth Toledo, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMI) Tereza Rosa Lins Vieira, a presidente da Associação Nacional de Gerontologia de Alagoas (ANG-AL) Sônia Maria Alves Silva, o presidente da Associação dos Idosos de Alagoas (ASSIDAL), Adalberon da Silva e o ativista pelos Direitos Humanos da Pessoa Idosa sociólogo, Crismédio Vieira Neto.

O mês de junho foi escolhido para a realização desta audiência, pois dia 15 é o dia mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. A campanha nacional de enfrentamento à violência contra a pessoa idosa disseminada pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos trata-se de uma ação integrada a um movimento global em alusão ao Dia Internacional de Conscientização e Combate à Violência contra a Pessoa Idosa. 

A Campanha tem o objetivo de abordar medidas para prevenir e identificar situações de violência, negligência e abuso contra os idosos, além de mobilizar e sensibilizar a sociedade e o Poder Público para, em conjunto, propor soluções para o problema. Experiências e boas práticas serão compartilhadas, com contribuições para uma proposta de protocolo de atenção.

Informações:
O quê: Audiência Pública sobre “Dignidade Humana: um Direito Fundamental da Pessoa Idosa”
Quando: 06.06.19
Horário: 9h
Local: Plenário Silvânio Barbosa, na Câmara Municipal de Maceió (rua Sá e Albuquerque, 564, Jaraguá).
Contato: Briana Meira – assessora de imprensa – Gabinete Cleber Costa - 82 993352844