a CPLA apresenta demandas dos produtores de leite | Jornal de Alagoas

Geral

CPLA apresenta demandas dos produtores de leite


Redação
Fonte: Assessoria

11/06/2019 09h59

A diretoria da Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA) realizou, nesta segunda-feira (10), uma reunião com a equipe da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal). A pauta do encontro foi apresentar as demandas dos pequenos produtores de leite do estado.

Durante a reunião, também foi discutida a importância da medida de implantação do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA) pela Adeal, possibilitando a comercialização dos produtos de origem animal para todo o território nacional. 

“Todos os produtos na UBL (Unidade de Beneficiamento de Leite) têm valor agregado alto e têm consumo muito grande no Nordeste. Vamos precisar exportar esse produto para Pernambuco, Bahia, Sergipe. O Sisbi vai ajudar os produtores a produzir mais e colocar o produto no mercado regional”, afirma Aldemar Monteiro, presidente da CPLA.

O objetivo da Adeal, segundo o presidente do órgão, Carlos Mendonça, é conseguir implantar o Sisbi para fomentar a produção local de produtos de origem animal. “Alinhamos os pontos e discutimos a implantação do Sisbi no Estado. A CPLA recebeu muito bem a informação e vamos trabalhar junto com os produtores de leite para aderir ao sistema aqui em Alagoas, beneficiando a cadeia produtiva”, acredita Mendonça.

O Sisbi faz parte do Sistema Unificado de Atenção a Sanidade Agropecuária (SUASA) e padroniza e harmoniza os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal para garantir a inocuidade e segurança alimentar.

Para obter a equivalência, é necessário comprovar que têm condições de avaliar a qualidade e a inocuidade dos produtos de origem animal com a mesma eficiência do Ministério da Agricultura.

 

 
 


Compartilhe