Geral

Nova unidade de saúde em Riacho Doce é entregue

Por Ascom Maceió 11/06/2019 12h12
Nova unidade de saúde em Riacho Doce é entregue
Reprodução

Na manhã desta terça-feira (11), mais uma unidade de saúde foi entregue à população. Desta vez, o prefeito Rui Palmeira inaugurou a Unidade de Saúde da Família (USF) Vanderli Maria de Andrade, em Riacho Doce, parte baixa da capital. A nova unidade, construída com recursos próprios do município e da União,  segue as regras de acessibilidade e as determinações do Ministério da Saúde para unidades de porte 2, que é definida conforme a quantidade de pessoas atendidas.


O espaço conta com quatro consultórios médicos e dois odontológicos, consultório para triagem, sala de espera, sala de imunização, sala de inalação, sala de procedimentos, sala de curativo e sala de atividades educativas e dos agentes de saúde, além de área coberta para atividades e estacionamento.

A antiga unidade de saúde do bairro funcionava em prédio alugado, gerando custos extras para a Prefeitura. O secretário de Saúde, José Thomaz Nonô, falou sobre o cuidado da gestão municipal com a saúde dos maceioenses. “É um espaço perfeito, com toda potencialidade para atender aos moradores. Mostra a atenção da Prefeitura com toda essa comunidade. Agradeço a colaboração inestimável do ex-secretário Ib Brêda e do atual, Mac Lira, que não mediram esforço para viabilizar o acesso asfaltado ao posto “, falou o secretário.

 

Uma UFS é a porta de entrada do usuário para o SUS onde é possível resolver boa parte dos problemas de saúde da população, o que alivia a demanda nos hospitais. “Todos sabemos da importância de um posto de saúde para uma comunidade. Com uma unidade nova, melhor estrutura, equipamentos novos, aumentaremos o número de pacientes atendidos por dia. Antes a gente trabalhava junto com a unidade de Jacarecica, apenas no período da manhã, pois tínhamos que ceder salas para as demandas médicas à tarde. Agora poderemos atender o dia todo”, enfatizou a diretora da unidade Natasha Ludmila .

Os moradores de Riacho Doce agora têm à disposição equipes de profissionais, compostas por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, dentistas, auxiliares de dentistas e agentes comunitários de saúde.

Ana Patrícia de Andrade, filha de Vanderli Maria de Andrade, que deu nome à UFS de Riacho Doce, falou da alegria em representar a mãe. “É muito gratificante, pois a minha mãe foi a irmã Dulce de Riacho Doce. Ela dedicou a vida às pessoas. Eu sinto que, espiritualmente, ela está bastante feliz. Agradeço ao prefeito Rui Palmeira, ao secretário José Thomaz Nonô, ao vereador Chico Filho e a todos que estão aqui”, agradeceu.