Geral

Professores e estudantes voltam a protestar contra cortes

Por Gazeta Web 13/08/2019 10h10
Professores e estudantes voltam a protestar contra cortes
Manifestantes usaram faixas para cobrar educação FOTO: LARISSA BASTOS

Estudantes e servidores públicos municipais, estaduais e federais voltaram às ruas nesta terça-feira (13), para mais um ato contra as medidas do Governo Federal. Em Alagoas, os manifestantes se reuniram em frente ao Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa), no bairro do Farol, em Maceió. 

De acordo com a presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Alagoas (Sinteal), Maria Consuelo Correia, o ato faz parte de uma agenda nacional contra o "desmonte implantado" no Brasil. 

"Nós vamos marchar pelas ruas da cidade contra os cortes na Educação, que vem sendo de forma avassaladora. Como também a retirada de direitos, em defesa da aposentadoria, em defesa do emprego porque hoje temos milhões de desempregados. É contra o desmonte do Estado brasileiro, contra o retrocesso. Nós estamos perdendo nossa soberania nacional e, por isso, o Brasil para hoje", disse.


Manifestantes se reuniram no início do Cepa


Durante a manifestação, Consuelo voltou a cobrar uma reunião com o governador Renan Filho (MDB). 
"Sem contar com a nossa pauta local, que o Governo do Estado não recebe os servidores públicos. Nós fizemos dois atos, mas, até então, o canal de negociação permanece fechado. O Governo municipal também nossa data-base é janeiro, porém silêncio total das duas gestões. Hoje é dia de protesto, de mostrar nossa indignação frente ao que está acontecendo no País", desabafou. 

Sem diálogo, os servidores estaduais anunciaram que pretendem acompanhar a agenda política de Renan Filho e que não descartam uma greve geral.

"Já buscamos de todas as formas, mas o silêncio é tamanho. O que nos indigna cada vez mais é justamente não receber, não dialogar com a classe trabalhadora, com os servidores, que faz o Estado acontecer, é quem tá lá nos postos de trabalho, com condições adversas de trabalho. Mas, infelizmente, ele não conversa com os servidores", concluiu. 

O Gerenciamento de Crises e o Batalhão de Polícia Escolar (BPEsc) acompanham o ato, que deve ser encerrado no Palácio República dos Palmares, no Centro, para onde as categorias seguirão em caminhada. Devido à manifestação, apenas uma faixa da Avenida Fernandes Lima está liberada.