Geral

As causas mais comuns de incêndios residenciais

Um dos mais perigosos acidentes domésticos, tem como principal causo o fogo da cozinha

Por Unsplash.com 10/09/2019 10h10
As causas mais comuns de incêndios residenciais
Divulgação

Os incêndios residenciais são um dos mais perigosos acidentes domésticos. Um momento de distração ou um descuido qualquer pode originar um incêndio e colocar em risco a sua saúde e a da sua família. Entre os especialistas, a recomendação é uma só: prevenção. Na hora de prevenir um incêndio residencial, todo cuidado é bem-vindo. Neste artigo, selecionamos algumas das principais e mais comuns causas de incêndios residenciais e te mostramos como preveni-los.  

Fogões de cozinha

A principal causa de incêndios domésticos é o fogo da cozinha. As chamas abertas do fogão e o calor intenso do forno podem resultar em incêndio quando não supervisionados. Na maioria das vezes, os utensílios de cozinha pegam fogo e rapidamente saem do controle. A recomendação nesse caso é redobrar a atenção e nunca sair da cozinha enquanto se prepara os alimentos.

Fumar

O tabagismo também é fonte de muitos incêndios domésticos por ano. Cigarros esquecidos acesos em cinzeiros ou que caem acidentalmente sobre móveis ou carpetes podem rapidamente se tornar grandes incêndios. Optar por fumar do lado de fora de casa diminui consideravelmente esses riscos. 

Velas

A maioria dos incidentes relacionados à velas se deve à negligência. Velas deixadas acesas sem vigilância ou perto de materiais inflamáveis ??podem produzir um incêndio em questão de segundos. Reduza esse risco cortando a mecha da vela para ajudar a limitar o tamanho da chama.

Eletrodomésticos, aquecedores e crianças brincando com fogo

Outras causas comuns de incêndios domésticos incluem o uso excessivo de aparelhos domésticos, o uso de aquecedores e crianças brincando com fogo. Aparelhos com defeito ou usados ??em excesso podem facilmente causar um incêndio com apenas algumas faíscas e aquecedores de ambiente podem inflamar itens domésticos nas proximidades.

A curiosidade das crianças pequenas também pode levar a incêndios de grandes proporções. Brincar com fósforos, isqueiros e velas pode ocasionar uma tragédia. Manter esses itens fora do alcance das crianças e educá-las sobre a importância da segurança contra incêndios pode ajudar a reduzir esse risco.

Embora não seja possível eliminar todas as possíveis causas de incêndios em casas, esses são alguns princípios básicos que vale a pena ter em mente. Tome estas precauções para evitar incêndios domésticos e considere instalar um detector de fumaça em cada cômodo da casa. 

Isso dará tempo suficiente para um reação rápida e ajudará a evitar um acidente mais grave. O Corpo de Bombeiros recomenda que, em caso de incêndio, a primeira atitude deve ser manter a calma e ligar imediatamente para o Corpo de Bombeiros através do 193.