Geral

Em Maceió, imóveis abandonados são notificados pela prefeitura

Até o momento, já foram mapeados 170 imóveis em 12 bairros da capital

Por Ascom Sedet 10/09/2019 11h11
Em Maceió, imóveis abandonados são notificados pela prefeitura
Ascom Sedet

Equipes de fiscalização da prefeitura de Maceió estão percorrendo bairros da capital para notificar os proprietários de imóveis, terrenos e obras desocupados, que estejam sem a proteção de muros ou cercas, com problemas ambientais e gerando transtornos à população. Os fiscais de três secretarias municipais – Desenvolvimento Territorial (Sedet), Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs), Saúde (SMS) e da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) – fazem parte do Programa de Combate aos Imóveis Fechados e Abandonados em Maceió.

O lançamento do programa ocorreu na Serraria, nesta terça-feira, 10, com a fiscalização e notificação do antigo Ecopark, que já foi fiscalizado em várias ocasiões e apresenta diversas irregularidades. Os fiscais também notificam imóveis no Farol, em frente à Praça Centenário, e no bairro de Ponta Verde. O acesso aos imóveis fechados é viabilizado pela SMS, que tem autorização legal para vistoriar locais com suspeita de proliferação de vetores.

A fiscalização prosseguirá com a notificação de proprietários de imóveis abandonados em outras partes da cidade. “Vamos a todos os imóveis com suspeita de infrações para notificar os proprietários. Não podemos admitir que os imóveis estejam sem limpeza ou que ofereçam riscos à segurança da população. O programa começa hoje e não tem prazo para acabar”, assegura a secretária de Desenvolvimento Territorial, Rosa Tenório.

Todos os imóveis são objetos de denúncias ou de ações de fiscalização próprias da Sedet e demais secretarias envolvidas. Até o momento, já foram mapeados 170 imóveis em 12 bairros da capital, dos quais 141 ficam no Centro de Maceió. Esses locais serão visitados todas as semanas até que todos tenham sido notificados a apresentar defesa ou executar as melhorias indicadas.

No cadastro da Sedet outros 450 estão em processo de mapeamento. São imóveis informados pelas secretarias do programa, com problemas de risco à saúde e à segurança pública, que abrigam depósito de lixo irregular, sem licença de construção ou ambiental. As denúncias podem ser feitas pelos números 98882-7977 (whatsapp), 3315-4759 e e-mail: [email protected].