Geral

Prédio de sete andares desaba em Fortaleza

Pelo menos uma morte foi confirmada

Por UOL 15/10/2019 15h03
Prédio de sete andares desaba em Fortaleza
Reprodução

Um prédio residencial de sete andares desabou por volta das 10h30 de hoje entre as ruas Tibúrcio Cavalcante e Tomás Acioli, no bairro Dionísio Torres, em Fortaleza. De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, pelo menos uma pessoa morreu, sete foram retiradas com vida dos escombros e duas estão sob os escombros e fizeram contato com as equipes de resgate. "As equipes localizaram duas vítimas com contato visual. Estamos minuciosamente fazendo a retirada para que não haja risco para elas", disse o tenente João Romário Filho.

O Corpo de Bombeiros disse que familiares repassaram uma lista de nove pessoas que estariam desaparecidas, mas até agora não foi confirmado oficialmente o desaparecimento delas. Três cães farejadores estão sendo usados para rastrear a área do desabamento.

O edifício, que tinha 14 apartamentos, é o segundo que desaba em quatro meses na capital cearense. Em junho, um prédio residencial de quatro andares sofreu um desabamento parcial, no bairro de Maraponga.

De acordo com o coronel Cleyton Bezerra, chefe da operação dos Bombeiros, todas as equipes estão no local, além de terem sido enviadas ambulâncias e helicópteros.

Bezerra informou que ainda há risco de novos desabamentos. "O prédio pode vir ainda a colapsar...Tem bolsões [de ar] que inspiram cuidados. É uma operação que deve estender por todo o dia", afirmou. 

Os feridos de hoje em estado grave estão sendo socorridos pelo Samu para o IJF (Instituto Dr. José Frota) e os demais para outras unidades hospitalares do município. A Secretaria Municipal de Saúde não divulgou uma parcial do número de vítimas que deram entrada na rede hospitalar do município e nem o estado de saúde delas.

Segundo o canal Globonews, a médica Riane Azevedo, diretora do IJF, confirmou que duas idosas foram levadas à unida. Uma mulher de 60 anos e outra de 75 anos. A primeira vítima chegou em estado grave, inconsciente e teria sofrido traumatismo craniano. Já a segunda mulher chegou acordada e alerta, conversando com os paramédicos e está passando por exames.

Prédio antigo 

Anteriormente, o tenente Romário Filho disse que o prédio era um imóvel antigo. "Já era um prédio antigo, não era em construção. É difícil dizer quão antigo ele era. Não é um prédio novo, [é] residencial, de sete andares", afirmou. 

O prédio é cercado por estabelecimentos comerciais e fica em uma área nobre da capital cearense. "Na loja ao lado do prédio que desabou a parede foi afetada, caiu parcialmente. O cenário está isolado", explicou.

As ruas próximas ao prédio foram isoladas, mas a corporação descartou que houve vazamento de gás. "Não foi percebido cheiro de gás", apontou Bezerra. 

O presidente da Academia Cearense de Engenharia, Victor Frota Pinto, afirmou que a principal suspeita para o desabamento é o rompimento de pilastras que sustentavam o edifício.

"Os escombros estão uns em cima dos outros. Ele caiu inteiramente na vertical, e isso é um indicativo de problemas de estrutura de pilastra rompendo. Isso faz com que ele caia com essa natureza", disse o engenheiro, em entrevista à rádio Verdes Mares. 

Segundo Pinto, imagens feitas por moradores antes da tragédia mostram que as pilastras do prédio tinham problemas estruturais.

"As fotografias que estão surgindo mostram exatamente as pilastras com as ferragens expostas. Presume-se que foi isso" diz.

Governador se pronuncia 

Pouco tempo após o desabamento, o governador Camilo Santana (PT) utilizou o seu perfil oficial no Facebook para lamentar o caso. Ele havia viajado a Brasília para cumprir agenda, mas decidiu retornar assim que soube do desabamento. 

"Determinei o uso de toda a força operacional dos Bombeiros, Samu, Polícia Militar, Defesa Civil e todos os órgãos estaduais que possam auxiliar no socorro às vítimas. Estava chegando a Brasília para cumprir agendas quando recebi essa lamentável notícia. Cancelei toda a agenda e estou retornando imediatamente para Fortaleza para acompanhar a operação de resgate", afirmou o governador.