Geral

Rui Palmeira assina 102 contratos de serviços à saúde

Documentos representam ganho de 20% no atendimento de saúde à população da capital

Por Tribuna Hoje 16/10/2019 15h03
Rui Palmeira assina 102 contratos de serviços à saúde
Reprodução

O prefeito Rui Palmeira e o secretário municipal de Saúde, José Thomaz Nonô, assinaram na manhã desta quarta-feira (16), contratos com prestadores de serviços de assistência à saúde. A solenidade aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), no Centro. Ao todo, foram assinados 102 contratos, o que representa um aumento de 20% no atendimento de saúde de Maceió.

De acordo com Rui Palmeira, são diversos prestadores espalhados por toda a cidade e os novos espaços já estão sendo utilizados pelas pessoas. Ele ainda destaca os benefícios à população que a contratualização representa para a saúde pública de Maceió. “Fizemos os chamamentos público de forma transparente para o maior número possível de clínicas e hospitais, sejam eles filantrópicos ou privados, e assim aconteceu. E com isso a gente vai certamente aumentar a oferta de serviços à população e claro, vai melhorar os serviços, já que serão mais consultas e exames, pois, conseguimos aumentar o quantitativo de alguns exames que na rede pública é mais complicado e demorado. Com isso ganhamos agilidade e esperamos aumentar a possibilidade das pessoas terem um acesso mais rápido a exames e consultas”, destacou Rui.

O mais novo representante de serviços, destinados à saúde, que atendeu ao chamamento público foi o Hospital Memorial Arthur Ramos. Para o Dr. Lídio Nunes, diretor-presidente do hospital, fazer parte deste processo é um ganho para o hospital que preza pela assistência à saúde. “O nosso hospital é privado, mas tem um compromisso com a prestação de serviço à população. Ao longo do tempo nós começamos a compreender que o hospital precisa atender a todos, dentro da situação proposta, e prestar serviços a outros seguimentos da sociedade. Com a credibilidade da secretaria municipal de saúde, da prefeitura e do secretário Nonô, nós nos habilitamos e estamos muito contentes. O hospital Arthur Ramos com essa contratualização abre espaço de prestação de serviços à comunidade e isso é o que um hospital tem que fazer. Esperamos estender as necessidades com as características de um hospital privado,” afirmou.

No processo de contratualização da SMS estão inseridos um representante público (Hospital Universitário), 18 filantrópicos (sem fins lucrativos) e 83 privados (com fins lucrativos). De acordo com o secretário municipal de Saúde, José Thomaz Nonô, Maceió é a única capital do país que contratualizou todos os seus serviços. “Foi feito um chamamento público desde o ano passado. Agora temos prestadores novos prontos para colaborar com a atenção básica. Hoje existe transparência total com contratos exatamente iguais entre todos. Agora nós temos regras e isso é muito importante. A gente festeja com alegria já que são mais atendimentos prestados à população que necessidade de atenção”, finaliza Nonô.