a Detran disponibiliza serviço de parcelamento de dívidas no cartão | Jornal de Alagoas

Geral

Detran disponibiliza serviço de parcelamento de dívidas no cartão


Fonte: Ascom Detran

26/11/2019 09h36

Com a chegada do final do ano, muitos alagoanos procuram alternativas para regularização de pendências e dívidas não quitadas. Quem possui débitos de veículo referentes à taxa de licenciamento, vistoria, IPVA, seguro DPVAT e multas, basta consultar os postos avançados do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) para ter acesso ao serviço de parcelamento de débitos no cartão de crédito.

A medida reforça as ações de desburocratização e inovações tecnológicas da autarquia, para oferecer mais comodidade ao cidadão. De acordo com o órgão estadual, atualmente, o acordo pode ser feito presencialmente na Central Já! do Maceió Shopping (8h às 17h), no SAC Miramar (8h às 14h), na sede da autarquia (8h às 14h) e na 5ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), no município de Arapiraca, (8h às 17h). 

Regulamentação

A autorização e os procedimentos adotados para o parcelamento de débitos do veículo no cartão de crédito, serviço ofertado pelo Detran/AL desde novembro de 2018, funciona por meio da habilitação de empresas credenciadas com base na resolução nº 736 e portaria nº 149 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

“Nós credenciamos essas empresas que fazem o parcelamento de débitos no cartão de crédito, e essa é uma alternativa para que o cidadão se regularize conosco da melhor forma para o seu bolso. Ele sai ganhando porque, além da oportunidade de se regularizar, as empresas concorrem e, com essa concorrência, disputam o valor dos juros, então o usuário pode escolher a que for mais viável para ele”, destaca o diretor-presidente do Detran de Alagoas, Adrualdo Catão.

Negociação 

Ao se dirigir até o posto avançado que oferece o serviço, é essencial que o usuário tenha em mãos o documento do veículo para que representante da empresa credenciada realize a consulta no site do Detran (www.detran.al.gov.br) e tenha acesso a todas as guias de pagamento pendentes. O procedimento é feito exclusivamente pelo atendente da empresa, sem interferência de servidores do Detran/AL no processo.

O empresário Geraldo Beltrão conta que realizou o procedimento e elogia o serviço oferecido. "Estou passando por um momento difícil e esse serviço me ajudou muito. Fiquei sabendo que ele estava sendo ofertado e decidi fazer. Estou fazendo não só emplacamento, mas o parcelamento de multas, IPVA e a amarelinha", explica.

Poderá realizar o acordo aquele usuário que apresentar um ou mais cartões com limite suficiente para realização da quitação do débito selecionado. O parcelamento das taxas pode ser feito em até doze parcelas, assumindo os encargos. O Detran/AL alerta ainda, que o parcelamento é de inteira responsabilidade do proprietário ou interessado junto à operadora do cartão, como em qualquer operação feita com cartão de crédito.



Compartilhe