Geral

Pela primeira vez Ufal alcança nota 4 no Índice Geral de Cursos

A avaliação feita pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)

Por Ascom Ufal 13/12/2019 10h10
Pela primeira vez Ufal alcança nota 4 no Índice Geral de Cursos
Reprodução

A Universidade Federal de Alagoas, com muito empenho das equipes da gestão central e das unidades acadêmicas, só tem melhorado as avaliações oficiais do Ministério da Educação (MEC) e de outros rankings nacionais e internacionais. Agora, mais uma conquista inédita foi divulgada: pela primeira vez a Ufal alcança o IGC 4. O Índice Geral de Cursos é um indicador de qualidade da Educação Superior, calculado anualmente, numa escala de 1 a 5. 

A avaliação feita pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação, leva em conta os seguintes fatores: a média do Conceito Preliminar de Curso (CPC) dos últimos três anos; a média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu atribuídos pela Capes; a distribuição dos estudantes entre os diferentes níveis de ensino, graduação ou pós-graduação stricto sensu. 

A procuradora da Procuradoria Educacional Institucional (PEI), Jusciney Carvalho, destaca que os resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), realizados em 2018, somaram para essa melhoria no índice geral.  “A Ufal finalmente conquistou o conceito 4 no IGC, que se mantinha na nota 3 desde o primeiro ano de implantação desse conceito, em 2007. Além dessa elevação no IGC, a instituição também comemora o saldo positivo com a divulgação das notas satisfatórias dos Conceitos Preliminares de Cursos (CPCs) participantes desse ciclo”, destacou a procuradora.