Geral

Confira as novas regras para emissão do CRLV

A deliberação define que o documento só será expedido após a quitação dos débitos tributários

Por Ascom Detran-AL 07/01/2020 10h10
Confira as novas regras para emissão do CRLV
Divulgação

Na última terça-feira (31) foi publicada no Diário Oficial da União, a deliberação 180/2019 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que traz novas regras para emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), estabelecendo o prazo até 30 de junho deste ano, para que os departamentos de trânsito de todo o país estejam aptos a emitir o documento eletrônico em substituição ao documento físico.

A deliberação define que o CRLV-e só será expedido após a quitação dos débitos tributários, encargos e multas de trânsito vinculados ao veículo, bem como o pagamento do Seguro Obrigatório de Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Via Terrestres (Dpvat).

Vale ressaltar, que como o proprietário do veículo não receberá mais a versão impressa, ele poderá realizar a impressão do documento em um formato específico com o Quick Response Code (QRCode) gerado pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

A substituição do documento físico pelo eletrônico dará a possibilidade do motorista dirigir em todo o território nacional utilizando apenas a versão digital. Já para poder deixar o país, será necessário que o condutor imprima o documento. Lembrando que assim como o documento em papel, para emitir o digital é necessário que todos os débitos referentes ao veículo estejam quitados.

Passo a passo para obter a CNH e o CRLV Digital 

Quem já possui a CNH digital, basta atualizar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), caso a opção de atualização automática não esteja acionada no dispositivo. Depois, o usuário deverá adicionar o CRLV Digital, informando o número do Renavam e o código de segurança impresso no Certificado de Registro de Veículo – CRV (antigo DUT).

Os que ainda não possuem a CNH Digital devem realizar o download do aplicativo CDT, já disponível no Google Play e App Store, e efetuar o cadastro de usuário no próprio aplicativo. Depois, é só adicionar o CRLV Digital e informar os mesmos dados mencionados anteriormente.

Em caso de dúvidas ou mais informações sobre a adesão ao documento digital os usuários poderão acessar o site www.detran.al.gov.br ou http://www.serpro.gov.br/.