Geral

Quase 1 milhão de selos digitais são disponibilizados aos cartórios extrajudiciais

O uso da tecnologia tem o objetivo de garantir aos usuários uma maior transparência e segurança contra fraudes.

Por Assessoria 15/01/2020 17h05

 A Corregedoria Geral da Justiça de Alagoas (CGJ/AL) iniciou em 2019 o projeto de implantação dos Selos Digitais nas serventias extrajudiciais do Estado. De acordo com os dados divulgados pela Coordenação do Selo Digital, em 2019, em apenas quatro meses, cerca de 863 mil selos foram emitidos e 976 mil foram disponibilizados entre 234 cartórios do Estado.

Em março de 2019, com o objetivo de experimentar e avaliar o sistema dos selos digitais a CGJ/AL iniciou o projeto-piloto, promovendo a implantação da tecnologia em quatro cartórios da capital. Após o sucesso do piloto, em 1º de agosto do mesmo ano, todos os cartórios de Maceió passaram a utilizar a modalidade eletrônica. 

Buscando atingir os cartórios dos 102 municípios alagoanos, a equipe da coordenação do Selo Digital da Corregedoria divulgou um cronograma de treinamentos voltados aos cartorários do interior do Estado, sendo totalmente finalizados no dia 11 de novembro. 

A Coordenação do projeto integrou o Selo Digital a funcionalidade QR Code nos atos praticados pelas serventias. O uso da tecnologia tem o objetivo de garantir aos usuários uma maior transparência, bem como elevar a segurança contra fraudes. 

Para que o formato eletrônico fosse implantado nos cartórios de todos os municípios alagoanos, o Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) disponibilizou 79 impressoras para atender às demandas das serventias deficitárias do Estado.

A Coordenação do Selo Digital está disponível de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h, oferecendo suporte aos cartorários que apresentarem dúvidas.