Geral

Feriado e Concurso causam alterações no trânsito de Maceió neste final de semana

Por Ascom SMTT 27/08/2016 12h12
Feriado e Concurso causam alterações no trânsito de Maceió neste final de semana

Durante este final de semana, o trânsito de Maceió será alterado para diversos eventos, principalmente no Centro da cidade. A partir das 14h de sábado (27) será realizada a procissão de Nossa Senhora dos Prazeres, que partirá da Catedral Metropolitana de Maceió, no Centro.

Os fiéis seguirão pela Rua do Imperador, no sentido contrário ao trânsito, Rua Doutor Pontes de Miranda, Praça dos Palmares, Rua Barão de Anadia, Avenida da Paz, Avenida Assis Chateaubriand, Rua Doutor Paulo Neto, Avenida Siqueira Campos e Avenida Senador Rui, chegando ao Santuário da Divina Misericórdia, cruzando o canteiro central para o Papódromo.

Para garantir a segurança viária do evento religioso, uma equipe de fiscalização de trânsito da SMTT se posicionará no cruzamento da Rua do Imperador com a Rua Barão de Atalaia, impedindo que o fluxo de veículos prossiga pela Rua do Imperador enquanto a procissão caminha até a Praça dos Palmares. Outra equipe da SMTT seguirá o grupo no restante do trajeto quando deixar a praça.

Agentes da SMTT também seguirão à frente da romaria até a chegada ao Papódromo. Eles farão o controle do fluxo de veículos que vem da região do Farol até que todos os fiéis estejam dentro do santuário onde ocorrerá a missa.

Às 18h, na Catedral Metropolitana de Maceió, no Centro, será realizada a Solenidade de Nossa Senhora dos Prazeres. Para que os devotos tenham mais segurança, uma equipe de fiscalização de trânsito da SMTT ficará na intersecção da rua do evento com a Rua Barão de Atalaia, impedindo o fluxo em direção ao local da celebração. O trecho da Rua Dois de Dezembro entre os cruzamentos da Rua do Imperador e a Ladeira Manoel Ramalho de Azevedo será trafegável apenas na faixa da esquerda.

Outros eventos

Entre 8h e 16h do sábado, ocorrerá a comemoração dos 101 anos da 93ª Escola Bíblica de Obreiros, na Igreja Assembleia de Deus, localizada na Avenida Moreira e Silva, no bairro do Farol. Os agentes de trânsito da SMTT estarão no local auxiliando os pedestres na travessia da via, além de controlar a fluidez do trânsito, permanecendo até a conclusão do evento.

Ainda no sábado, uma passeata da Igreja Adventista do Sétimo Dia ocorrerá entre 15h e 17h, partindo da Rua Perimetral 3, no bairro do Petrópolis. O trajeto a ser percorrido será as ruas Perimetral 5 e A Oito, avenidas Denilma Bulhões e Teresa Quintela Cavalcante, Rua Secundária C1, Avenida Principal 2, antigo terminal e a quadra de esportes, no Bom Parto, onde os religiosos estarão concentrados das 17h às 18h. Os agentes de trânsito da SMTT desviarão o fluxo no percurso conforme o avanço da passeata.

Durante o Giro de Folguedos 2016, que ocorre durante a tarde do sábado nas orlas de Pajuçara e Ponta Verde, e as Ações Culturais na Praça da Faculdade (entre 16h e 22h), as equipes de fiscalização de trânsito da SMTT realizarão rondas nas regiões a fim de evitar que haja congestionamento nas proximidades de cada local.

Domingo

O domingo (28) contará com a realização das provas do concurso da Fundação Nacional do Índio (Funai) na Faculdade da Cidade de Maceió (Facima), na Gruta de Lourdes. Para garantir o ordenamento do trânsito e a segurança viária de condutores e pedestres, os agentes de trânsito realizarão rondas no entorno do local entre 7h e 19h30.

Também às 7h ocorre a Corrida do Centro Universitário Tiradentes, que partirá do estacionamento da instituição e seguirá pela Avenida Comendador Gustavo Paiva em direção à praia de Cruz das Almas. O caminho a ser percorrido será a Rua Marechal Mascarenhas de Moraes, Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes de Brito, Avenida Pontes de Miranda, Rua Marechal Mascarenhas de Moraes, encerrando o percurso ao lado da agência local da Caixa Econômica Federal.

Uma equipe de fiscalização de trânsito da SMTT desviará os veículos que vierem da Jatiúca para a Avenida Pilar. No momento da largada, outra equipe fará a interdição na Avenida Comendador Gustavo Paiva para que os atletas atravessem a via com segurança, e também na intersecção da Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes de Brito com a Rua Elias Gomes de Araújo, desviando o fluxo de veículos que vierem de Jacarecica para a Avenida Comendador Gustavo Paiva.

Programação dos ônibus

Nesse feriado de Nossa Senhora dos Prazeres, os ônibus urbanos da capital alagoana não circularão com a frota reduzida, conforme ocorre em feriados. A SMTT manterá a programação normal dos sábados. A Federação do Comércio do Estado de Alagoas (Fecomércio-AL) emitiu ao órgão ofício acerca da recomendação aos estabelecimentos comerciais como shopping centers para que funcionem normalmente, além da abertura facultativa de lojas do Centro.

Tags: