Geral

Prefeitura realiza trabalho preventivo em galerias de drenagem

Por Ascom Seminfra 28/01/2020 17h05
Prefeitura realiza trabalho preventivo em galerias de drenagem
Ascom Seminfra

As equipes de manutenção de galerias de drenagem da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) intensificaram os trabalhos de limpeza e desobstrução dos poços de visita e bocas de lobo nos bairros de Maceió. O objetivo é melhorar o fluxo das águas pluviais e evitar alagamentos e danos ao pavimento.

A obstrução das redes de drenagem com resíduos descartados de forma irregular é uma das principais causas de alagamentos nos períodos de chuvas. “Nessa época que tem chovido menos, a gente intensifica os serviços de limpeza e desobstrução para evitar inundações na quadra chuvosa”, explicou o coordenador-geral de Drenagem da Seminfra, Esdras Maia Nobre.

Esdras ressaltou que o mais importante é que a população fique atenta e não descarte os resíduos indevidamente, para que as galerias se mantenham limpas. “Muitas vezes fazemos a limpeza hoje e na semana seguinte já percebemos que há um entupimento, devido a quantidade de material jogado na rua”, alertou.

Durante a desobstrução é possível encontrar todo tipo de resíduo, mas o mais comum são garrafas pet, copos e pratos descartáveis, pedaços de madeira, entre outros materiais que só trazem prejuízos para a própria população.

Programação

Nesta terça-feira (28), as equipes estão atuando na Rua da Palma, no Vergel do Lago, e continuam lá até que os trabalhos sejam concluídos. A previsão é que ainda esta semana, a Seminfra vá para o Joaquim Leão, onde também será implantada uma nova rede de drenagem, de aproximadamente 100 metros.

Segundo Esdras, os trabalhos são feitos durante o ano inteiro e esse mês as equipes já passaram pelo Clima bom, Bebedouro, Chã da Jaqueira e orla da Capital, entre outras localidades.