Geral

Mutirão de Cirurgias já realizou 787 procedimentos em dois meses

Por Agência Alagoas 09/02/2020 14h02
Mutirão de Cirurgias já realizou 787 procedimentos em dois meses

O Programa Mutirão de Cirurgias, iniciado em dezembro, realizou 787 procedimentos até esta sexta-feira (7). Do total, 15 homens e 772 mulheres foram operados para a retirada de mioma, de pedra na vesícula e de hérnias do tipo umbilical, inguinal e epigástrica.

Os procedimentos cirúrgicos estão ocorrendo no Hospital da Mulher e Hospital Médico Cirúrgico, ambos em Maceió. O programa já agendou 1.815 cirurgias, sendo 835 no Mutirão de Triagem realizado no Benedito Bentes, 413 no Vergel do Lago e 567 no Clima Bom.

Para o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, o Mutirão de Cirurgias Eletivas segue cumprindo o seu cronograma de reduzir o tempo de espera, além de buscar zerar as filas em Alagoas. “Os alagoanos precisam de um serviço que lhes assegure, de forma célere, o agendamento destas cirurgias. E é justamente isso que está acontecendo”, salientou. 

Entre os beneficiados está o aposentado Amário Nascimento, 64 anos, que esperou por mais de dois anos para conseguir fazer a cirurgia de hérnia. “Fui a diversos hospitais e entrei em uma lista de espera que se estendeu por anos. Mas, graças ao Programa Mutirão de Cirurgias, agendei meu procedimento e resolvi meu problema”, destacou.

O vendedor de gás de cozinha, José dos Santos, 57 anos, foi outro alagoano contemplado pelo Programa Mutirão de Cirurgias. “Todos foram muito atenciosos comigo e, finalmente, fui operado para retirar uma hérnia que estava me prejudicando no trabalho”, ressaltou.

Manoel Salazar, 53 anos, procurou o Mutirão de Triagens de Cirurgias porque sentia muito incômodo, decorrente de uma hérnia. “Fui atendido de forma rápida e recebi a ligação confirmando que minha cirurgia aconteceria nesta sexta. Fiquei muito feliz e espero que iniciativas como essa se tornem rotina em Alagoas”, sentenciou.