Geral

Inscrições para a Olimpíada Brasileira de Matemática começam nesta segunda (10)

Por Agência Alagoas 10/02/2020 13h01
Inscrições para a Olimpíada Brasileira de Matemática começam nesta segunda (10)
Valdir Rocha

As inscrições para a edição 2020 da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) começam nesta segunda-feira (10), a partir das 12h, no site www.obmep.org.br. Escolas públicas e particulares de todo o país terão até as 23h59 do dia 20 de março para efetuar as inscrições de seus alunos.

Em 2019, mais de 18 milhões de estudantes de 99,71% dos municípios brasileiros participaram da competição. Promovida pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), a OBMEP conta com o apoio dos ministérios da Educação, Ciência e Tecnologia e Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e visa estimular o estudo da matemática e identificar talentos da área entre estudantes do 6º ano do ensino fundamental até a 3ª série do ensino médio.

Em Alagoas, a olimpíada é coordenada pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e tem como parceiros a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), secretarias municipais de Educação, Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e escolas particulares. Trezentos e cinquenta mil estudantes de 850 escolas públicas e particulares participaram da primeira fase, que teve adesão de 100% de adesão das unidades da rede estadual de ensino.

Recordes

Ano passado, a rede estadual de Alagoas teve seu melhor desempenho em toda a história da olimpíada. Pela primeira vez, dois alunos de escolas estaduais conquistaram medalhas de ouro em uma mesma edição – até então, a rede estadual só havia registrado um ouro em 2008 e outro em 2016. A conquista é dos estudantes João Victor Silva dos Santos, da Escola Estadual Padre Cabral; Jeann da Rocha Silva, da Escola Estadual Margarez Lacet, ambos de Maceió.

Na edição 2019, o estado também contabilizou o seu maior número de medalhistas do sexo feminino - 26 ao todo, sendo 9 da rede estadual. É o melhor resultado desde 2016.

Números

Ao todo, Alagoas teve 698 premiações na OBMEP 2019 – 89 medalhas e 609 Menções Honrosas. Destas 89 medalhas, 81 são da rede pública e 8 da particular – das quais, 78 bronzes, 7 pratas e 4 ouros. A rede estadual alagoana somou 27 medalhas na Olimpíada, sendo dois ouros, uma prata e 24 bronzes.

Além de João Victor e de Jeann, também obtiveram ouro os estudantes João Rafael Silva.