Geral

Alerta da Chesf: cidades ribeirinhas de AL podem sofrer alagamento

A partir desta quarta-feira, 1, a vazão do Rio São Francisco vai dobrar a partir de Xingó, subindo de 550 m3 para 1.100 m3/s

Por Redação com Jornal de Alagoas com Gazetaweb 31/03/2020 23h11
Alerta da Chesf: cidades ribeirinhas de AL podem sofrer alagamento
Foto: Foto: Chesf (reproduçãoi)

Em comunicado enviado à imprensa nesta terça-feira (31), a noite, a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) informou Neste sentido, informou que vai dobrar a vazão do rio São Francisco, a partir da Hidrelétrica de Xingó (entre Alagoas e Sergipe).

De acordo com alerta da companhia, “evidencia-se fortemente a importância da não ocupação de áreas ribeirinhas situadas na calha principal do rio” em todo território de Alagoas e Sergipe.

Segundo o comunicado, o o aumento de vazão se deu “em função do atingimento de 60% de armazenamento para o Reservatório de Sobradinho, o nível do rio São Francisco sofrerá uma considerável elevação a partir desta quarta (1º).”

De acordo com o documento, o volume de água, que normalmente atinge os 550 m³/s, vai dobrar para uma vazão médio diária de 1.100 m³/s.

O coordenador da Defesa Civil de Alagoas, Coronel Moisés, disse ao Gazetaweb que estgá sendo recomendada a saída da população das áreas de risco. “Vai elevar as águas da parte do baixo São Francisco, do Xingó até a foz. Consequentemente, aqueles bares ribeirinhos e casas, que foram construídos às margens do rios, poderão ficar alagados. Com certeza, teremos vários pontos, principalmente mais próximo as barragens, onde estão os bares e restaurantes de Piranhas, Pão de Açúcar e Canindé do São Francisco. Com certeza terão suas áreas alagadas", disse

Veja o comunicado da Chesf na íntegra:

A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) informa que, a Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco está no seu período chuvoso, que vai de novembro a abril e, em função das chuvas que têm ocorrido, desde a segunda quinzena de janeiro, houve uma melhora significativa no armazenamento dos principais reservatórios, atingindo os seguintes volumes úteis no dia 30 de março:

Três Marias: 99%;
Sobradinho: 73%;
Itaparica: 37%.

Considerando as condições hidrológicas atuais, a previsão é que, em abril, o reservatório de Sobradinho ultrapasse 80% do seu volume útil. Esta condição é importante para o atendimento aos usos múltiplos da região no próximo período seco.

Devido ao Reservatório de Sobradinho já ter ultrtapassado 60% do seu volume útil, informa-se que, em cumprimento à Resolução ANA 2081/2017, a vazão defluente de Xingó será elevada para 1.100 metros cúbicos por segundo a partir do dia 01/04/2020.

Ressalta-se, ainda, que a situação atual é de normalidade e que não há previsão de abertura de comportas dos vertedouros das usinas de Sobradinho, Itaparica e Xingó.

Acesse aqui o documento:  Situação dos Reservatórios no São Francisco