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Profissionais poderão fazer pré-cadastro online para emissão da carteira do artesão

Medida acelera processo de requerimento durante suspensão dos atendimentos presencias; teste de habilidade continua sendo obrigatório

Por Agência Alagoas 01/04/2020 15h03
Profissionais poderão fazer pré-cadastro online para emissão da carteira do artesão
Foto: Reprodução

Os profissionais alagoanos que desejarem solicitar seu registro no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab) para obter ou renovar a carteira do artesão poderão agora realizar todo o processo de pré-cadastro online. A nova ferramenta está disponível no portal do Artesanato Brasileiro (www.artesanatobrasileiro.gov.br) e garante mais celeridade aos procedimentos, em especial, durante o atual período de suspensão dos atendimentos presenciais da Gerência de Design e Artesanato como prevenção a Covid-19.

A plataforma online permite que os artesãos possam agilizar as etapas que antes eram feitas apenas de forma presencial na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), sede da coordenação estadual do Programa do Artesanato (PAB). O pré-cadastro exige apenas que os profissionais informem seus documentos pessoais e a técnica artesanal correspondente. Uma vez feita a solicitação, o usuário receberá um e-mail com as instruções para as fases seguintes.

Assim como já acontecia com os procedimentos presenciais, depois de efetuado o pré-cadastro para emissão da carteira do artesão, os profissionais passarão por um teste de habilidade obrigatório, que poderá ser realizado também na modalidade online. Para isso, basta entrar em contato pelo WhatsApp da Gerência de Design e Artesanato no número (82) 9.88705-7998 e realizar a solicitação para a equipe técnica, que explicará os procedimentos necessários. Já para os requerimentos de renovação do documento, todas as etapas poderão ser feitas no portal do Artesanato Brasileiro.

“Neste momento, no qual precisamos suspender os atendimentos presencias como precaução a COVID-19, dispormos de uma ferramenta online para emissão e renovação da carteira do artesão foi muito oportuno. Recentemente o portal do Artesanato Brasileiro disponibilizou este canal que será um grande facilitador para darmos continuidade aos cadastros e, principalmente, garantir que o artesão não perca a oportunidade de ter seu documento oficial” avalia a gerente de Design e Artesanato da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Daniela Vasconcelos.

Passo a passo do pré-cadastro:

1. Acesse o Portal do Artesanato Brasileiro: www.artesanatobrasileiro.gov.br.

- Clique no botão login e em seguida em pré-cadastro.

2. Caso o artesão não possua conta no gov.br, ele deverá clicar na opção “Crie sua conta” para efetuar o cadastro no portal de serviços do Governo Federal.

3. Depois da autenticação do login no Gov.br, o artesão deverá autorizar o uso de dados pessoais no serviço do PAB.

- Em seguida, ele será direcionado para a tela inicial do pré-cadastro para responder o formulário.

4. Depois de solicitar o pré-cadastro, o usuário receberá um e-mail com as devidas instruções da Coordenação Estadual do Artesanato do seu Estado de Cadastro.

5. Uma vez feito o pré-cadastro, o usuário pode acompanhar o andamento do processo no site: http://artesanatobrasileiro.gov.br, na sessão “Acompanhar Pré-Cadastro”.

6. Depois de ter a solicitação aprovada, o artesão deverá passar pelo teste de habilidade que também poderá ser feito de forma online. Basta que o profissional entre em contato no WhastApp da Gerência de Design e Artesanato no número (82) 98705-7998.http://www.artesanatobrasileiro.gov.br.