Geral

Devido ao isolamento HGE reduz à metade o número de atendimentos

Segundo assessoria o hospital está atendendo uma média de 200 pessoas por dia

Por Tribuna Hoje 02/04/2020 13h01
Devido ao isolamento HGE reduz à metade o número de atendimentos
Reprodução

Os números de atendimentos no Hospital Geral do Estado Professor Osvaldo Brandão Vilela (HGE), em Maceió, diminuíram após as recomendações do Ministério da Saúde (MS) e do decreto do governador Renan Filho (MDB) para que a população fique em casa por conta do novo coronavírus (Covid-19). Segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), a redução de entrada de pacientes foi de cerca de 50%.

Para se ter uma ideia, no primeiro final de semana após o decreto foram 408 atendimentos.  Já no mesmo período do ano passado foram 756. Segundo os profissionais da unidade, atualmente tem se mantido essa média, e às vezes até mais. No último fim de semana, foram 604 atendimentos. E antes do decreto, a média de atendimentos era entre 400 e 450 pessoas por dia, aos finais de semana, entre 800 e 1000. De acordo com a assessoria de comunicação do HGE, estão atendendo em média umas 200 por dia, atualmente. Mas, a maioria dos  atendimentos ainda são casos clínicos. Dos 604 entradas do final de semana passado, 444 foram clínicos – média entre 70 e 80%.

O clínico geral que atende no HGE, Luciano Timbó confirma a redução. Para ele, por dois motivos específicos: primeiro que o isolamento social evita outras patologias, não apenas o coronavírus e, segundo, porque espalharam boatos que o hospital geral estaria cheio de pacientes com a Covid-19. Que ainda de acordo com ele não passa de boatos já que o hospital não é referência para esses pacientes.