Geral

Identificado medicamento antiparasitário que mata Covid-19 em 48h

Responsáveis pelo estudo alertam que ainda é preciso saber qual a dosagem correta

Por Redação com Notícias ao Minuto 04/04/2020 12h12
Identificado medicamento antiparasitário que mata Covid-19 em 48h
© DR

Um estudo conjunto realizado pelo Monash Biomedicine Discovery Institute e pelo Peter Doherty Institute of Infection and Immunity, na Austrália, identificou um medicamento antiparasitário capaz de 'matar' a Covid-19 nos testes laboratoriais no espaço de 48 horas.

Kylie Wagstaff, uma das responsáveis pelo estudo, sublinhou, no entanto, em declarações ao jornal australiano The Canberra Times, que ainda é preciso saber qual a dosagem correta de Ivermectin a usar em humanos para curar por completo a infecção.

"Descobrimos que, mesmo uma dose única, poderia remover, essencialmente, todo o RNA viral no espaço de 48 horas, e que, mesmo num período de 24 horas, é possível haver uma redução verdadeiramente significativa", afirmou.

"Num período em que temos uma pandemia global e em que não há qualquer tratamento aprovado, se tivéssemos um composto que estivesse já disponível em todo o mundo, isso poderia ajudar as pessoas mais cedo", acrescentou.

Kylie Wagstaff deixou, no entanto, um aviso: "Realisticamente, demorará algum tempo para que uma vacina esteja amplamente disponível". 

Publicação do Estudo

O estudo com os resultados das análises foi publicado pela equipe no periódico Antiviral Research na última sexta-feira (03). De acordo com a pesquisa, o medicamento, conhecido como Ivermectina, interrompeu o crescimento do vírus Sars-CoV-2 quando testado em culturas de células.

O medicamento é comumente utilizado para combater piolhos e segundo o estudo pode ser capaz de matar o novo coronavírus causador da pandemia de Covid-19. 

Veja aqui o estudo: Antiviral Research

Saiba mais: 

Pesquisadores australianos testam antiparasita para matar coronavírus

Em teste, remédio para piolho matou novo coronavírus em 48 horas