Geral

Videoaulas: Laboratórios de aprendizagem estimulam criatividade de alunos em AL

Com as aulas presenciais suspensas desde o mês de março, as escolas alagoanas buscaram alternativas para manter as atividades pedagógicas à distância

Por Agência Alagoas 25/05/2020 19h07
Videoaulas: Laboratórios de aprendizagem estimulam criatividade de alunos em AL
Foto: Reprodução

Na rede pública estadual, desde o dia 07 de abril, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) estabeleceu o Regime Especial de Atividades Escolares Não Presenciais (REAENP), documento orienta como as atividades escolares devem ser realizadas nesse período de quarentena. Uma das medidas orientadas por esse regime foi à criação de laboratórios de aprendizagem para as turmas de 1º ano do ensino fundamental à 2ª série do ensino médio, onde as atividades acontecem de forma interdisciplinar – com professores de várias disciplinas trabalhando juntos.

Os laboratórios de aprendizagem estão divididos nas seguintes áreas: Língua Portuguesa, Matemática, Comunicação, Iniciativas Sociais ou Comunitárias, Desenvolvimento de Atividades Lúdicas, Ideias Inovadoras e Clube do Livro.

Criatividade

E criatividade não falta aos professores e estudantes na condução desses laboratórios. Na Escola Estadual Pedro Teixeira, em Maceió, os professores de Química, Física e Biologia utilizaram o Laboratório de Ideias Inovadoras para ensinar os alunos a fazerem um repelente caseiro à base de álcool 70 e cravo da Índia.

Já na Escola Estadual Dom Constantino Luers, de Campo Alegre, o Laboratório de Língua Portuguesa propôs aos alunos a elaboração de um diário de quarentena, onde os alunos registram como têm sido seus dias de isolamento social.

Os gestores das duas escolas contam como organizaram as atividades dos laboratórios. “A partir dos temas norteadores, a nossa equipe diretiva e pedagógica, dividiu os laboratórios segundo as áreas de competência. Temos visto iniciativas muito interessantes”, fala Sirleide Dantas, diretora-adjunta da Pedro Teixeira, que acompanha todas as atividades junto com o diretor-geral Nerivaldo Valença e a articuladora Patrícia de Oliveira.

Diário de bordo

Paralelo aos laboratórios e clubes do livro, os estudantes também estão produzindo diários de bordo, onde relatam todas as atividades das quais participaram. “É um instrumento avaliativo que nos ajuda a acompanhar o desempenho de nossos estudantes nesse momento de quarentena, mostrando seus avanços e dificuldades na construção do conhecimento”, informa Jacielma.