Geral

Alagoas tem um dos melhores resultados no enfrentamento à pandemia, avalia sefaz

Sefaz define estratégias de atuação da Receita para os próximos três meses

Por Agência Alagoas 27/05/2020 14h02
Alagoas tem um dos melhores resultados no enfrentamento à pandemia, avalia sefaz
As seguranças necessárias para o encontro foram tomadas, como distanciamento, uso de máscaras e utilização de álcool em gel/ Foto: Ivo Neto - Foto: Ivo Neto

Representantes da Secretaria da Fazenda (Sefaz-AL) se reuniram, nesta terça-feira (26), para avaliar os aspectos fiscais, orçamentários e financeiros de Alagoas no período de pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), bem como definir estratégias de atuação da Receita do Estado para junho, julho e agosto. O encontro aconteceu no Bloco Administrativo Sílvio Carlos Viana, em Jacarecica.

Dentre as ações prioritárias, está a de realizar um estudo quanto aos protocolos de abertura do funcionamento da Sefaz-AL para retornar às unidades fazendárias com a maior segurança possível, seguindo todas as recomendações dos órgãos responsáveis.

De acordo com o Secretário da Fazenda, George Santoro, o Estado de Alagoas tem se apresentado com um dos melhores resultados do país no enfrentamento ao vírus e que isso é fruto de condutas planejadas.

“Em abril, Alagoas teve a segunda menor queda da arrecadação do Brasil. Esse resultado também foi alcançado graças aos postos fiscais que não pararam os trabalhos. Estamos analisando as práticas mais adequadas para dar continuidade no atendimento presencial para a população, contribuintes e contadores do Estado, com uso de máscaras, respeitando o distanciamento, as regras de limpeza e uso de álcool em gel”, ressalta.

Todas as atividades da Sefaz-AL não foram interrompidas durante o isolamento social, continuam em regime de plantão, teletrabalho e operações na linha de frente, com o intuito de preservar o mercado alagoano. Diariamente, cerca de 100 auditores fiscais realizam inspeções pelo Estado, para combater à sonegação de impostos.

“A Sefaz busca incessantemente proteger os bons contribuintes de Alagoas da minoria que insiste em sonegar e concorrer de forma injusta e desleal. Com isso, honramos aqueles que, mesmo no meio desta crise, têm se esforçado para contribuir com o avanço de Alagoas”, afirma o Superintendente da Receita Estadual, Francisco Suruagy.

A oportunidade contou ainda com a presença do Secretário Especial da Receita Estadual, Luiz Dias; da Secretária Especial do Tesouro Estadual, Renata dos Santos; do Secretário Executivo de Gestão Interna, Fábio Peixoto; da Superintendente de Planejamento Fiscal, Alexandra da Silva Vieira; do Superintendente de Fiscalização, Luiz Augusto; do Chefe do Crédito Tributário, Ivaldo Lopes e do Chefe do Cadastro, Marcos Araújo.