Inovação

Lentes de contato brilhantes previnem a cegueira


Fonte: Super Interessante

25/04/2018 17h24

A diabetes é um mal que ataca milhões de pessoas. Casos graves geram diversos efeitos colaterais, como problemas na visão e até cegueira — no estágio mais avançado da chamada retinoplastia diabética. Mas, de acordo com um estudo do Instituto de Tecnologia da Califórnia, esse problema pode ser curado com um tratamento simples e indolor — usando lentes de contato enquanto dorme.

A retinoplastia diabética ocorre quando vasos sanguíneos da retina (nervo do olho responsável por projetar as imagens e enviá-las ao cérebro) são danificados. Pessoas com diabetes possuem um alto grau de glicose no sangue, o que o deixa denso, gerando problemas na circulação. Isso acaba lesionando os vasos da retina, que, se forem rompidos, geram cegueira.

Os danos à retina começam com um fornecimento insuficiente de oxigênio — devido à má circulação. Então, é possível evitar esse prejuízo reduzindo as demandas de oxigênio do nervo. Já se conhecia tratamentos para isso, mas todos invasivos e muito incômodos: laser que queimava células das partes laterais da retina (fazendo o oxigênio se concentrar em células mais importantes da visão) ou medicação injetável no globo ocular para reduzir o crescimento de novos vasos.



Compartilhe