Inovação

Gmail ganha maior redesenho em 14 anos; veja o que muda


Fonte: Super Interessante

26/04/2018 17h13

Desde que foi lançado, 14 anos atrás, o Gmail não passou por grandes mudanças estéticas ou funcionais. Alguns recursos foram sendo incorporados aos poucos, de forma discreta, e a capacidade de armazenamento aumentou, mas foi só. Agora, o Google está lançando uma nova versão do Gmail, com visual renovado e um conjunto de novidades. Ela será liberada, aos poucos, para todos os usuários nas próximas semanas. Mas, se você quiser, já pode experimentá-la. É só entrar no Gmail pelo computador, clicar no botão Configurações e selecionar a opção “Conheça o novo Gmail”.

A página irá recarregar, e você já estará no novo Gmail. Ele tem fontes maiores, que melhoram a leitura das mensagens, e caixas com cantos arredondados – antecipando a reestilização do Google Chrome, prevista para os próximos meses. Mas o mais interessante, e mais útil, está na coluna da esquerda – aquela que reúne os itens “Caixa de entrada”, “Emails enviados”, “Rascunhos” e a sua lista de pastas com mensagens. Agora, essa coluna é dinâmica: ela fica pequena, sem atrapalhar a leitura dos emails, e só se expande quando você passa o mouse por cima.

Para ativar essa função, é só clicar no ícone Menu, que fica logo acima do botão “Escrever”. Ela melhora bastante o uso do Gmail, principalmente em notebooks. Outra novidade útil é a integração com o Google Calendar – que agora roda dentro do próprio Gmail. É só clicar no ícone dele, que fica na parte direita da tela, e aparecem todos os seus compromissos do dia. Bem prático. A barra também traz atalhos para os serviços Tasks e Keep, que permitem fazer anotações curtas.

O Gmail também ganhou a função Smart Reply, que já estava disponível no app para celular e sugere respostas rápidas (do tipo “que legal!”, “vou verificar” ou “ok, te vejo lá”) para os emails que você recebe. A função usa inteligência artificial e funciona surpreendentemente bem, inclusive com mensagens em português.

As empresas que usam o pacote GSuite terão alguns recursos a mais, como o Modo Confidencial, que permite impedir o encaminhamento ou a impressão de mensagens, criar e-mails que só abrem com uma senha ou se autodestroem depois de um determinado tempo.

A nova versão do Gmail realmente é melhor e mais agradável de usar. Mas se por algum motivo você não gostar dela, não precisa se desesperar: é só clicar no botão Configurações e selecionar a opção “Voltar para o Gmail clássico”.



Compartilhe