Inovação

Começa a primeira Festa Literária do Jacintinho


Fonte: SECOM Maceió

15/08/2018 09h05

De hoje (15) até sábado (18), o bairro Jacintinho sedia a I Flijaça, projeto fruto da parceria entre a Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac) e da Secretaria Municipal de Educação (Semed), com a Associação Cultural Alagoa do Sul. O prefeito Rui Palmeira participa da abertura do evento, às 19h, na Praça do Mirante.

Segundo Palmeira, outras localidades da cidade também receberão a festa literária.“A exemplo do Pontal da Barra, do Graciliano Ramos e, hoje, no Jacintinho, queremos seguir com esse projeto por outros bairros, reforçando o empenho da Prefeitura de Maceió em fomentar a cultura e a leitura em nossa cidade”, enfatizou.

Como nas outras edições, o evento também homenageará dois nomes da cultura nordestina: o músico pernambucano Luiz Gonzaga e a escritora Alagoana Ruth Quintella. Durante quatro dias, a programação terá mesas de debates, lançamentos de livros, exposições e concertos.

“Trabalhamos em conjunto com as escolas municipais do bairro Jacintinho. A programação é voltada para os alunos e formada por eles também. Lá terão tendas, contações de histórias e as apresentações elaboradas pelos estudantes”, ressaltou Carlito Lima, curador da I Flijaça.

A Semed levará mais de mil alunos da Rede Municipal de Ensino para que possam prestigiar a festa. “Foi um trabalho elaborado por mais de seis meses nessas instituições de ensino. Agora os alunos poderão levar o que desenvolveram para a Festa Literária do Jacintinho, com apresentações musicais no palco e nas tendas literárias da Semed”, explica Virgínia Ferreira, coordenadora de Programas e Projetos Educacionais da Semed.

Para o diretor de Políticas Culturais da Fmac, Marcos Sampaio, as Festas Literárias conseguem mobilizar e aproximar a comunidade da cultura local. “Apesar de ser um evento voltado para a literatura, é possível integrar outros segmentos culturais, como o folclore e o artesanato entre as atividades da programação”, complementou.



Compartilhe